Max Verstappen teve outro desempenho dominante para vencer o Grande Prêmio do Canadá, neste domingo, empatando com o total de vitórias da lenda da Fórmula 1 Ayrton Senna.

Verstappen liderou do início ao fim para conquistar sua sexta vitória em oito corridas – mantém o recorde de 100% de vitórias da Red Bull nesta temporada com Sergio Pérez vencendo as outras duas corridas – e sua 41ª vitória na carreira.

O piloto de 25 anos iguala o total de vitórias da carreira de Senna, com a vitória também sendo a 100ª vitória da equipe da Red Bull. Também amplia sua liderança no campeonato de pilotos deste ano para 69 pontos.

Fernando Alonso, da Aston Martin, terminou 9,5 segundos atrás de Verstappen em segundo lugar, com Lewis Hamilton, da Mercedes, completando os três primeiros.

“Claro, estou muito feliz agora. Não foi uma corrida muito direta, porque os pneus não estavam realmente entrando na janela”, disse Verstappen imediatamente após a corrida. “Estava muito frio hoje em comparação com sexta-feira e estávamos escorregando um pouco, mas fizemos funcionar. Vencer novamente [e] vencer o 100º Grande Prêmio para a equipe é incrível.”

Ele acrescentou: “É incrível. Eu nunca esperei estar neste tipo de número, então continuamos aproveitando, continuamos trabalhando duro, mas hoje foi um ótimo dia novamente.”

Verstappen agora ocupa o quinto lugar na lista de vencedores de todos os tempos da F1 empatado com o lendário piloto brasileiro, atrás de Alain Prost, Sebastian Vettel, Michael Schumacher e Hamilton, que está no topo da classificação com 103 corridas vitórias.

Apesar de liderar desde o primeiro minuto no circuito Gilles Villeneuve, Verstappen teve uma infinidade de desafios para lidar, incluindo um momento assustador quando a corrida se aproximava do final. Primeiramente, na volta 11, ouviu-se Verstappen dizendo à sua equipe que havia acertado um pássaro. Depois, ele revelou que os restos da ave permaneceram em seu carro pelo resto da corrida.

“Ainda estava preso no meu carro quando entrei, não parecia ótimo”, disse ele à Sky Sports. “Também sinto muito pelo mecânico ter que removê-lo.” O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, disse à Sky Sports que o pássaro estava alojado no duto de freio do carro de Verstappen.

Mais tarde na corrida, Verstappen evitou sofrer um destino semelhante ao do piloto da Mercedes, George Russell que, após colidir com a parede na curva 8/9, foi forçado a desistir. Verstappen, porém, conseguiu apenas evitar a parede e pôde ser ouvido rindo sobre isso no rádio para sua equipe Red Bull. “Quase me derrubei naquele meio-fio”, disse o holandês com cinco voltas entre ele e a vitória.

Enquanto Verstappen conseguiu cruzar para mais uma vitória, atrás dele, Alonso e Hamilton estavam envolvidos em sua própria luta pelo segundo lugar no pódio. O heptacampeão mundial Hamilton largou atrás de Alonso no grid, mas ultrapassou o espanhol na primeira curva da corrida. Hamilton conseguiu segurar o desafio de Alonso, de 41 anos, até que o safety car trazido pelo acidente de Russell juntou os dois.

Depois de algumas voltas de pressão, Hamilton não conseguiu mais se defender de Alonso, já que o bicampeão mundial foi para o segundo lugar na volta 23. Alonso conseguiu se segurar pelo resto da corrida e continuar sua notável temporada.

Depois, Alonso chamou seu duelo com Hamilton de “incrível”. “Acho que esperávamos desafiar um pouco mais a Red Bull, mas perdemos uma posição na largada com Lewis”, disse ele. “Então foi uma batalha com a Mercedes, e Lewis estava pressionando durante toda a corrida. Não tive uma volta em que pudesse relaxar um pouco, então foi uma batalha incrível.”

Ele acrescentou: “No começo eu tinha um pouco mais de ritmo e no final acho que Lewis tinha um pouco mais de ritmo. Foi difícil, uma corrida muito exigente, todas as 70 voltas da qualificação de hoje.”

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil