Mais de 40 mísseis atingiram a cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, desde o início do ano, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em discurso neste sábado.

“Apenas desde o início deste ano, em menos de dois meses e meio, mais de 40 mísseis inimigos já atingiram Kharkiv”, disse Zelensky, acrescentando que as “ruínas e destroços” deixados são um auto-retrato da Rússia.

Oleh Synehubov, chefe da administração militar de Kharkiv, disse no sábado que os engenheiros estavam trabalhando para restaurar a energia de milhares de residências na região após um massivo ataque russo de quinta-feira.

Zelensky também falou sobre o bombardeio de outras áreas na Ucrânia. Ele disse que três pessoas mortas no bombardeio russos à cidade de Kherson “tinham simplesmente ido comprar comida em uma loja”.

O ataque aconteceu na rodovia Mykolaiv, ferindo outras duas pessoas, de acordo com um post no Telegram, neste sábado, de Oleksandr Prokudin, chefe da administração militar da região de Kherson.

Zelensky disse que “em Zaporizhzhia, um míssil russo atingiu as instalações de suporte de vida da cidade”.

“Nas fronteiras, o ocupante disparou contra as aldeias para intimidar as pessoas, para expulsar as pessoas”, acrescentou.

O presidente ucraniano anunciou “uma nova etapa de sanções contra pessoas físicas e jurídicas” associadas à Rússia.

“O decreto foi publicado”, disse ele. “São mais de 280 empresas e 120 pessoas que, por meio de negócios de jogos de azar, trabalharam contra a Ucrânia, retiraram fundos de nosso estado e financiaram vários esquemas russos.”

O decreto “fecha esquemas no valor de dezenas de bilhões”, disse Zelensky.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil