Mais de 100 mil ucranianos chegaram ao Reino Unido sob dois esquemas criados para ajudar aqueles que fogem do país após a invasão russa em 24 de fevereiro, disse o governo britânico nesta quinta-feira (28).

Quase 6,2 milhões de refugiados da Ucrânia foram registrados em toda a Europa em 26 de julho, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), com mais da metade solicitando esquemas de residência temporária. Só a Polônia registrou mais de 1,2 milhão de ucranianos.

Os esquemas do Reino Unido, um para aqueles com família já no Reino Unido e outro permitindo que os britânicos ofereçam acomodações para aqueles que fogem da guerra, inicialmente enfrentaram críticas por serem excessivamente burocráticos e deixarem alguns refugiados no limbo por semanas.

O governo disse que o processo agora é totalmente digital e visa processar os pedidos em 48 horas. Agora, também permitirá que crianças menores de 18 anos solicitem a vinda para o Reino Unido sem um dos pais ou responsável, se tiverem prova de consentimento dos pais.

Fonte: CNN Brasil