Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirmou que a próxima viagem de Lula após Portugal e Espanha, para a coroação do rei Charles em Londres, no dia 6 de maio, deve incluir uma reunião bilateral com o primeiro-ministro Rishi Sunak. 

“Ele vai ter uma reunião unilateral com o primeiro-ministro inglês”, disse Macêdo em entrevista exclusiva à CNN na saída da sessão de boas-vindas ao presidente brasileiro no Parlamento português, em Lisboa, nesta terça-feira (25). 

Sobre as próximas viagens, o ministro afirmou que ainda há algumas indefinições. “Ele está avaliando se vai para o Japão ou não. Ainda não está decidido”, afirmou, referindo-se ao convite de Lula para o G7 em Hiroshima entre os dias 19 e 21 de maio. 

Lula está inclinado a aceitar o convite, sobretudo depois das falas polêmicas sobre a guerra na Ucrânia, já que na cúpula Lula poderia fazer um aceno aos países do Ocidente. 

Fontes do governo afirmaram que o presidente Lula também cogita ir à França após a coroação do Rei Charles III . Questionado, o ministro não negou a informação, apenas respondeu que “ainda não está definido.”

Fonte: CNN Brasil