O presidente da Argentina, Alberto Fernández, faz visita oficial ao Brasil nesta segunda-feira (26). Na agenda, está prevista reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, e almoço no Palácio Itamaraty.

Fernández também encontrará Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em maio, os dois mandatários se reuniram em uma reunião bilateral por cerca de quatro horas. O principal item da pauta foi um pedido ao governo brasileiro para que ajude a Argentina a enfrentar sua profunda crise econômica.

Em declaração conjunta, Lula afirmou que fará “todo sacrifício” para ajudar o país vizinho. “Do ponto de vista politico, me comprometi que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina nesse momento difícil”, disse.

Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Ele é um dos líderes mais próximos do presidente brasileiro, tendo comemorado sua eleição no ano passado.

Além do encontro na posse de Lula, o presidente brasileiro fez visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional. Já Fernández veio mais duas vezes a Brasília, uma para se reunir diretamente com Lula, em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.

Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma nova grave crise na economia, com desvalorização do peso – a moeda local – perda do poder de compra e altos índices inflacionários.

Em março, a inflação no país vizinho chegou a 104% ao ano. Por isso, o presidente Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras ao país.

(Publicado por Lucas Rocha, com informações de Tiago Tortella, da CNN, e da Agência Brasil)

Fonte: CNN Brasil