O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite de sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica, onde vai participar da cúpula Celac-UE na segunda-feira (17) e na terça-feira (18) para fortalecer relações entre os blocos.

O encontro terá a presença de líderes representantes das 33 nações que integram a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e dos 27 países que compõem a União Europeia (UE), totalizando 60 lideranças.

Na ocasião, devem ser discutidas questões como mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia; transição energética, transformação digital justa e inclusiva; migrações; reforma da arquitetura financeira internacional; luta contra o crime organizado; e cooperação para o desenvolvimento.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”j6Hy6UDlYJQ”

Serão abordadas ainda diferentes iniciativas e projetos de cooperação, com vistas ao fortalecimento das relações birregionais.

Apesar disso, o acordo de livre comércio entre o Mercosul (bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) com a UE não deverá avançar. A negociação ficou travada após os países europeus fazerem novas exigências em relação à preservação ambiental à mudança climática.

O Brasil enviou na sexta-feira (14) ao bloco regional uma sugestão de contraproposta para ser usada como resposta à UE.

*Publicado por Douglas Porto

Fonte: CNN Brasil