O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou os assuntos que pretender abordar durante encontro com o papa Francisco, marcado para a próxima quarta-feira (21), no Vaticano.

Segundo o mandatário, temas como meio ambiente, Mercosul e a guerra entre Rússia e Ucrânia já estão na lista.

Lula participou nesta segunda-feira (19) de mais uma transmissão da live “Conversa com o Presidente”.

“Eu vou voltar a conversar com o papa, porque eu quero aproveitar o meu mandato de presidente da República para tentar criar uma consciência mundial de que não é explicável que nós nos dignemos contra a fome, contra a falta de comida”, disse Lula sobre a primeira parada da viagem: Roma, na Itália.

“O problema não é de falta de produção, é de falta de distribuição, de falta de dinheiro para comprar o alimento. Então, eu vou discutir isso com ele e outros assuntos que ele quiser”, completou.

O presidente afirmou que partiu dele o encontro com o papa e reforçou a necessidade de discutir com o pontífice soluções para o fim da guerra.

“[Ele é] muito muito interessado em acabar com a guerra da Ucrânia e da Rússia, eu também quero conversar com ele sobre essa questão da paz”, afirmou.

Na Europa, o brasileiro também terá encontro com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que declarou apoio a Lula nas eleições do ano passado. Um encontro com a primeira-ministra, Giorgia Meloni, ainda não está confirmado.

Agenda na França

Depois da Itália, a comitiva presidencial irá à Paris, onde Lula almoçará com Emmanuel Macron, presidente da França.

“Eu quero discutir com o Macron a questão do parlamento francês que aprovou o endurecimento no acordo Mercosul-União Europeia, ou seja, a União Europeia não pode ameaçar o Mercosul de punir se o Mercosul não cumprir isso ou aquilo. Olha, se nós somos parceiros estratégicos, você não tem que fazer ameaças, você tem que ajudar. Então, eu vou conversar muito com o presidente da França”, disse Lula durante a live.

Na França, Lula também participará de um evento com outros chefes de Estado e disse que falará sobre a Amazônia e a COP30, evento mundial de meio ambiente que será realizado em Belém/PA em 2025.

“E depois vai ter uma coisa maravilhosa, eu vou participar de um evento público em frente à Torre Eiffel, convocado pelo pessoal do Coldplay, para fazer um ato público com vários dirigentes e vários artistas e eu serei o orador final desse encontro para falar da questão ambiental”, completou o presidente.

Fonte: CNN Brasil