DivulgaçãoEm pouco mais de dez anos uma verdadeira revolução aconteceu nas ruas de São Paulo moldando para sempre a cara da cidade.
No livro , publicado pelo selo Três Estrelas, o jornalista e repórter especial da Folha Raul Juste Lores apresenta os personagens e o contexto que transformaram a capital paulista.
Entre as décadas de 1950 e 1960 foram criados os mais icônicos prédios da cidade. Copan, Edifício Itália e Nações Unidas, Conjunto Nacional e o centro comercial Grandes Galerias (mais conhecido como “Galeria do Rock”) são alguns exemplos.
A mudança começa com a metrópole em expansão. Uma renovada indústria imobiliária passa a requisitar arquitetos modernos nos anos 1950. A partir daí formarem-se alianças entre empreendedores como Artacho Jurado, Octavio Frias de Oliveira e José Tjurs com arquitetos como Oscar Niemeyer, David Libeskind e Franz Heep.
Além de apresentar uma reconstituição deste período efervescente, o livro traz um guia com sugestões de itinerários a pé para quem tiver interesse em conhecer importantes marcos arquitetônicos da cidade.
Pesquisador de arquitetura e urbanismo, Raul Juste Lores foi editor do caderno “Mercado” da Folha de S.Paulo e correspondente em Washington, Nova York, Pequim e Buenos Aires.

Fonte: Folha de S.Paulo