O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, o mais leal aliado do Kremlin na guerra na Ucrânia, disse na sexta-feira (30) estar certo de que armas nucleares táticas russas posicionadas em seu país nunca seriam usadas.

Lukashenko e o presidente russo, Vladimir Putin, confirmaram que algumas armas táticas chegaram a Belarus e que o resto será posicionado até o fim do ano.

Em um discurso que marca o dia nacional da ex-república soviética, o presidente de Belarus afirmou que posicionar as armas em Belarus era sua “mais firme iniciativa”.

“À medida que avançamos, ficamos cada vez mais convencidos que elas [as armas] precisam ser posicionadas aqui, em Belarus, um lugar confiável”, disse Lukashenko a um público reunido em um grande salão em transmissão online pela agência de notícias estatal BelTA, com muitos dos presentes balançando bandeiras nacionais verdes e vermelhas.

“Estou certo de que nunca teremos que usá-las enquanto estiverem aqui. E nenhum inimigo nunca pisará na nossa terra.”

Lukashenko permitiu que Putin lançasse parte da invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022, de Belarus e tem apoiado a guerra. Ele mediou um acordo na semana passada para permitir que o líder mercenário do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e os soldados dele transferissem suas operações ao seu país.

Fonte: CNN Brasil