Em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (30), o sócio e gerente educacional da Órama Investimentos, Gilvan Bueno, destacou a importância de usar uma parte do 13º salário em investimentos, e alertou sobre as alternativas à poupança.

“No ano passado, com a Selic a 2% era difícil falar em renda fixa. Agora, com a taxa de juros em 13,75% está muito atrativo começar a investir com mais segurança em outros fundos”.

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores em contrato CLT até esta quarta-feira. E a segunda parcela até o dia 20 de dezembro.

De acordo com o especialista, o brasileiro é, na sua grande maioria, conservador. “O desafio é o seguinte: tenho dois veículos de investimento, um que na média está rendendo 6% e outro que rende o dobro, com proteções do FGC [Fundo Garantidor de Crédito]. Então, hoje se consegue ter uma alta rentabilidade, sem correr risco e sem pagar imposto”.

Porém, Bueno orienta que o trabalhador deve priorizar o pagamento de dívidas, principalmente agora no período pós-pandemia. “Este ano tem uma grande particularidade. Saímos da pandemia e tivemos o primeiro ano de atividade econômica. Muitos brasileiros, para sobreviver durante a pandemia, utilizaram de sua poupança, de seu crédito, e muitos saíram endividados”.

“Nesse momento, precisa pensar em zerar esse financiamento [da dívida] para ter uma capacidade de consumo e lembrar que janeiro é o ano da escola, do IPVA, de alguns fatores que consomem um pouco o capital”, destaca.

Confira acima a entrevista completa.

Fonte: CNN Brasil