Adriana Medeiros, mãe da trancista Thais Medeiros, afirmou nesta sexta-feira (28) que a jovem de 25 anos deve deixar receber alta ainda neste mês.

Na opinião da mãe, será importante para a recuperação de Thais que ela retome o convívio com a família e com suas filhas.

“Essa volta para casa vai fazer muito bem para ela. Estar perto da família e estar perto das filhas, isso vai fazer um diferencial muito grande na recuperação da Thais”, disse Adriana em vídeo publicado na conta da filha no Instagram.

Conforme o relato, Thais, que é asmática, teve falta de ar e precisou ser levada às pressas para o hospital. Chegando ao local, a mulher teve de ser reanimada pelos médicos.

CNN ouviu especialistas para entender o que pode ter ocasionado a reação alérgica grave na jovem.

Na avaliação do neurocirurgião e professor livre docente do Hospital das Clínicas de São Paulo Fernando Gomes, a trancista pode ter sido vítima de uma reação cruzada – quando há uma resposta imunológica a produtos diferentes, mas com componentes semelhantes.

O neurocirurgião aponta também a possibilidade de um elemento não identificado ter causado um choque anafilático, a forma mais grave de resposta alérgica que uma pessoa pode experimentar.

“O antecedente de asma da jovem já mostra que ela tem uma predisposição a processos inflamatórios, autoimunes e até mesmo imunoalérgicos, o que pode configurar um fator de risco a mais nessa situação”, cita.

A alergista e imunologista do Hospital Albert Einstein Brianna Nicolletti ressalta que alergia a pimenta é rara, mas pode acontecer, assim como a outras especiarias, tal como noz-moscada, canela, entre outras.

“Vale lembrar que a alergia pode acontecer em qualquer momento da vida, quando ocorre uma ‘desregulação’ do sistema imunológico do entendimento do que seria normal e estranho”, elucida Nicolletti.

“Você pode desenvolver alergia em qualquer idade, mesmo já tendo ingerido [uma determinada substância] e não ter tido nenhuma alergia, pois o sistema imune está em constante transformação”, completa.

Pimenta-bode está entre as mais picantes

Pimenta-bode está entre as mais ardidas / rodrigobark/ Getty Images

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a pimenta-bode é originária da região Norte do país, sendo encontrada também em abundância nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.

Ainda de acordo com o órgão, “a pimenta-bode é extremamente aromática e saborosa, características que lhe conferem destaque entre as pimentas picantes brasileiras”.

Sua picância pode atingir 200 mil unidades Scoville (que varia entre zero e dois milhões), o que a faz ser considerada uma pimenta com ardência elevada, mais forte que as pimentas dedo-de-moça e jalapeño, segundo a Embrapa.

Os frutos apresentam em média 1,5 centímetro de comprimento e 1,5 centímetro de largura.

Como identificar uma reação alérgica grave

No caso das reações alérgicas graves, a médica indica que os sinais e sintomas surgem minutos ou poucas horas após o contato com a substância. É preciso estar atento para:

  • Vermelhidão, coceira ou inchaços na pele;
  • Tosse, chiado no peito ou falta de ar;
  • Dor de barriga, diarreia ou vômito;
  • Hipotensão (pressão baixa) e;
  • Desmaio ou sonolência.

O que fazer em casos de reação alérgica grave

Ambos os especialistas consultados pela CNN são categóricos em afirmar que o primeiro passo ao se identificar uma reação alérgica grave é procurar ajuda especializada no hospital mais próximo.

Isso porque um choque anafilático pode causar um edema de glote, que pode afetar a garganta e obstruir o fluxo de ar para os pulmões. Se não tratado rapidamente, a condição pode ser fatal.

No entanto, os médicos ouvidos reiteram que pessoas com predisposição a reações alérgicas graves costumam carregar com si uma caneta injetável de adrenalina, que deve ser aplicada quando necessário.

Além disso, manter a pessoa preferencialmente deitada, com as pernas elevadas, para facilitar a circulação sanguínea e observar seus sinais vitais são medidas imprescindíveis.

Veja também — Conheça os principais tipos de alergia e saiba como se prevenir

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”01sP8E-32Wo”

Com informações de Laura Slobodeicov, Lucas Schroeder, Guilherme Gama e Marina Demori

Fonte: CNN Brasil