A deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) declarou, nesta sexta-feira (30), que aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Ele [Lula] fez um convite para mim para assumir a presidência da Funai. Considerando as demandas dos povos indígenas, o desafio de uma reconstrução do país, o fortalecimento dos direitos principalmente em relação à demarcação e proteção de terras indígenas, eu aceitei esse convite”, afirmou Joênia.

“Vamos estar fazendo o melhor possível para trabalharmos juntos com o governo Lula nesse sentido de avançar no direito dos povos indígenas”, continuou.

O órgão, que hoje está na estrutura do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, passará para o Ministério dos Povos Originários, que será liderado por Sonia Guajajara (PSOL-SP), que se elegeu deputada federal nas eleições deste ano.

Segundo a futura presidente da Funai, a entidade “nesses anos foi bastante desmantelada e sucateada, houve muita falta de investimentos.”

Suas prioridades são: a demarcação e o combate à invasão de terras indígenas, com a entrada de garimpeiros em Roraima e no Paraná.

“[A prioridade é] principalmente a questão de fazer que o direito à terra esteja na mão dos povos indígenas”, finalizou.

Pelas redes sociais, Lula enfatizou a decisão:  “Estive com Joênia Wapichana, que assumirá a presidência da Funai em nosso governo. Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas. Novos tempos para o Brasil!”

Fonte: CNN Brasil