Image caption Ministério deu por encerrado surto de febre amarela silvestre em julho, mas novos casos em São Paulo reacenderam alerta; acima, vacinação em outubro | Foto: EPA Depois de viver o pior surto de febre amarela silvestre registrado desde 1980, a população brasileira se vê diante de um novo aumento de casos da doença, especialmente na região Sudeste.

De julho de 2017 até 14 de janeiro de 2018, o Ministério da Saúde confirmou 35 casos, com 20 mortes. Os números são atualizados semanalmente. Com 20% dos diagnósticos recentes, o município de Mairiporã, na Grande São Paulo, chegou a decretar “estado de calamidade pública”.
A corrida aos postos de saúde por vacina e os casos já confirmados de mortes por febre amarela silvestre levaram o ministério a antecipar a nova campanha de vacinação, que “fraciona” o estoque de vacina para economizá-lo e atingir cerca de 19 milhões de pessoas, com o objetivo de frear o avanço da doença.

Que grupos não devem tomar vacina da febre amarela – e como se protegerOMS vê risco de intensificação do surto de febre amarela”Não sabemos a extensão do que vai acontecer com a febre amarela neste ano e, por precaução, estamos regulando nosso estoque para eventual necessidade.

Fonte: BBC