Fortes chuvas causaram enchentes fatais no norte da Índia no fim de semana, quando a capital do país marcou seu dia de julho mais chuvoso em mais de 40 anos, segundo autoridades e relatórios locais.

As chuvas provocaram enchentes e deslizamentos de terra, resultando na morte de ao menos 22 pessoas, principalmente no estado de Himachal Pradesh, no norte do país.

O Departamento Meteorológico Indiano disse que a capital Nova Delhi registrou 153 milímetros de chuva no domingo (9), tornando-se o dia mais chuvoso da cidade desde 1982.

No domingo, o departamento emitiu alertas vermelhos, indicando o nível de ameaça mais alto, para os estados do norte de Himachal Pradesh, Uttarakhand, Punjab e Haryana. Avisos de deslizamento de terra também foram emitidos para Uttarakhand e Himachal Pradesh.

O ministro-chefe de Himachal Pradesh, Sukhvinder Singh Sukhu, pediu aos residentes nesta segunda-feira (10) que fiquem em casa pelas próximas 24 horas.

“Peço a todos que fiquem seguros e dentro de suas casas”, disse Sukhu à CNN. “Escolas e faculdades também foram fechadas porque não há como viajar.”

Esforços de resgate estão em andamento para aqueles pegos pelas enchentes em Himachal Pradesh. Na manhã desta segunda-feira, 27 pessoas foram resgatadas de um hotel inundado no distrito de Kullu, perto do transbordante rio Beas.

Nos próximos cinco dias, “chuvas isoladas fortes a muito fortes” estão previstas para as regiões do norte de Punjab, Haryana, Chandigarh, Delhi, Rajasthan e Uttar Pradesh, informou o Departamento Meteorológico no domingo.

As chuvas forçaram o fechamento de escolas em várias áreas, incluindo Uttar Pradesh e Nova Delhi.

O ministro-chefe de Nova Delhi, Arvind Kejriwal, disse que a decisão foi tomada “tendo em vista as chuvas torrenciais que atingem Delhi desde os últimos dois dias e os avisos do Departamento de Meteorologia”.

As escolas em Chandigarh foram aconselhadas a permanecer fechadas até terça-feira (11). O departamento de educação local disse que aqueles que optam por permanecer abertos devem “garantir a segurança das crianças e funcionários da escola”.

A sudoeste de Delhi, as autoridades da cidade satélite de Gurugram ordenaram que as escolas fechassem nesta segunda-feira devido às “chuvas significativas” e preocupações com inundações, queda de árvores e outras possíveis interrupções.

A Índia está no meio da estação das monções, que pode durar de abril a setembro.

No mês passado, quase meio milhão de pessoas no nordeste da Índia foram afetadas por fortes enchentes depois que a chuva atingiu a região e o ciclone Biparjoy atingiu a costa oeste do país, transformando estradas em rios e submergindo aldeias inteiras.

O país também foi abalado por fortes ondas de calor neste verão, destacando como os residentes da nação mais populosa do mundo estão entre os mais vulneráveis ​​aos efeitos da crise climática.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil