Incêndio em ilha da Grécia

Crédito, AFP Via Getty Images

Incêndios de grandes proporções preocupam em ilha da Grécia

  • Author, Siobhan Toman e Rozina Sini
  • Role, BBC News
  • 22 julho 2023, 15:06 -03

    Atualizado Há 4 horas

Milhares de pessoas foram evacuadas de casas e hotéis na ilha de Rodes, na Grécia, em razão de incêndios de grandes proporções, de acordo com bombeiros da região.

Barcos particulares se juntaram à guarda costeira grega para ajudar a resgatar pessoas nas praias do leste da ilha.

Navios da marinha grega também estão indo para a área, que é popular entre os turistas.

O vice-chefe dos bombeiros da Grécia disse que os incêndios em Rodes são os mais difíceis que seu serviço enfrenta atualmente.

Cinco helicópteros e 173 bombeiros estão operando na área. Segundo as autoridades locais, três hotéis na área de Kiotari foram atingidos e danificados pelo fogo.

Uma britânica disse que foi evacuada do hotel em que estava hospedada com a irmã e a filha, mas agora estava presa em uma praia com centenas de outras pessoas devido ao forte calor.

“Há apenas uma pequena cabana aqui e somos muitos”, disse Becky Mulligan à BBC. “Há crianças, é meio-dia, estamos aqui presos sem ajuda, é nojento.”

Simon Wheatley disse que cinzas começaram a cair em sua pizza enquanto ele comia.

“O hotel disse que isso era normal e não havia necessidade de se preocupar, pois eles estavam em contato com as autoridades sobre a situação”, disse ele à BBC.

Mas posteriormente, o hotel em que ele estava foi evacuado.

“Vimos que um bar de praia em que estávamos no dia anterior havia pegado fogo. A fumaça era muito forte. Tivemos que deixar duas malas de bagagem.”

A empresa de viagens TUI disse que um pequeno número de seus hotéis foi afetado e que está transferindo os clientes para acomodações alternativas como precaução.

A empresa Jet2 também disse que estava ciente da situação em Rodes e pediu aos clientes que seguissem as orientações locais.

Turistas evacuam hotéis em ilha da Grécia

Crédito, Reuters

Turistas tiveram que deixar hotéis em razão do fogo intenso em ilha

Bombeiros da Eslováquia chegaram a Rodes neste sábado para ajudar as equipes locais no combate aos incêndios.

“A situação em Rodes é grave e extremamente difícil. Devido ao vento forte e à rápida mudança de direção do fogo, os bombeiros tiveram que se retirar e se mover”, postou o Corpo de Bombeiros e Resgate Eslovaco no Facebook.

Parte da equipe de resgate eslovaca migrou para os resorts costeiros para ajudar nos esforços de evacuação, disseram eles.

Pode se tornar o fim de semana de julho mais quente da Grécia em 50 anos, disse um dos principais meteorologistas do país.

Incêndio em ilha da Grécia

Crédito, Reuters

Incêndios florestais ocorrem em meio a período de alta no turismo

Os bombeiros continuam combatendo dezenas de incêndios florestais em todo o país. Uma área a oeste de Atenas está entre as mais atingidas, junto com a Lacônia, no sul do Peloponeso, e a ilha de Rodes.

E as autoridades estão alertando para um risco muito alto de novos incêndios à medida que o calor continua aumentando.

As pessoas foram aconselhadas a ficar em casa, e os locais turísticos – incluindo a antiga Acrópole de Atenas – serão fechados duranteos períodos mais quentes dos próximos dois dias.

A Grécia – como vários outros países europeus – passa por um período prolongado de calor extremo desde o início deste mês.

Essa onda de calor ocorre em um dos momentos mais movimentados para a indústria do turismo do país.

Fonte: BBC