bombeiros lutam contra fogo

Crédito, EPA-EFE/REX/Shutterstock

  • Author, Equipe de Jornalismo Visual
  • Role, BBC
  • 27 julho 2023

Em Rodes, uma marca negra de fogo se estende do centro da ilha até a cidade de Kiotari, no sul.

Imagem de satélite mostra fumaça e marcas de fogo

Imagens de satélite mostram a extensão dos danos no popular centro turístico de Rodes.

Imagens de satélite mostram antes e depois de Kiotari

As chamas destruíram muitas casas e negócios na cidade.

Fotos mostram casa antes e depois do incêndio
Fotos mostram cafeteria antes e depois do incêndio

As chamas estão causando estragos desde a semana passada em Rodes, onde as temperaturas atingiram 45°C, e toda a ilha foi colocada em estado de emergência.

Mais de 20 mil pessoas foram obrigadas a deixar ilha desde o fim de semana, a maior retirada em decorrência de incêndios florestais na história da Grécia.

Turistas abrigados em um estádio

Crédito, Reuters

Turistas abrigados em um estádio em decorrência de incêndios florestais

Cerca de 16 mil pessoas foram transportadas por terra e outras 3 mil retiradas pelo mar, segundo a polícia. As demais saíram pela estrada usando seu próprio meio de transporte.

Isso inclui milhares de turistas que tiveram que procurar abrigos temporários, como estádios esportivos, até a chegada dos aviões de emergência enviados pelas empresas de viagem.

Mapa mostra evolução dos focos de incêndio em Rodes

Mas a Grécia está em meio a um longo período de calor extremo que aumentou o risco de incêndios florestais em todo o país, e Rodes não é o único lugar afetado.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que o país está “em guerra” com os incêndios florestais e alertou que eles vão enfrentar “mais três dias difíceis pela frente” antes que as temperaturas caiam.

O ministro da Defesa Civil, Vassilis Kikilia, afirmou que as equipes de bombeiros combateram mais de 500 incêndios em todo o país nos últimos 12 dias — inclusive em Midea, no continente.

Fotos mostram casa antes e depois do incêndio

Na noite de quarta-feira, moradores de áreas ao redor das cidades gregas de Volos e Lamia, no centro do país, ameaçadas por novos focos de incêndios florestais, foram instruídos a se mudar para um local seguro.

Incêndios mapeados

Milhares de pessoas também foram evacuadas em Evia e Corfu, enquanto Creta — a maior das ilhas gregas e outro importante destino de férias — está em alerta máximo.

Mapas mostram evolução dos focos de incêndio na Grécia

Imagens de satélite mostram a fumaça que sai dos incêndios nas colinas escurecidas perto de Kassiopi, no norte de Corfu.

Imagem de satélite mostra fumaça em Corfu

A situação na Grécia é resultado de uma onda de calor no sul da Europa e no norte da África que ajudou a criar condições de seca e também provocou incêndios na Sicília, Croácia, Argélia e Tunísia.

Fonte: BBC

Marcações: