Informações divulgadas por uma organização não governamental dos Estados Unidos apresentam dados sobre a movimentação das tropas russas nas cidades ucranianas. Desde o último fim de semana, foram apresentadas atividades que não eram notadas desde o início da operação militar.

Nos arredores de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana – onde moram 1,5 milhão de habitantes – houve um pequeno recuo das tropas russas, algo que os ucranianos dizem que foi uma retomada do território, conforme explica o editor de Internacional da CNN Marcelo Favalli no vídeo acima.

Em contrapartida, no flanco leste e sul da Ucrânia, há outros pontos que mostram avanços das tropas russas; como na região de Dunbass e Mariupol – um dos novos pontos de atenção desse conflito – onde concretiza o fechamento do acesso da Ucrânia ao mar de  Azov.

As imagens mostram que, mais em direção ao este, onde tem a cidade de Odessa – quase na fronteira com Moldova e a Romênia, também continua o esforço das forças russas em fechar todo o acesso ao Mar Negro.

Ao norte do país, também se observa novos pontos de acesso de tropas russas, vindos de Belarus, onde têm bases que estão dando apoio a esses pelotões.

Em 24 horas, as imagens mostram como surge o avanço pela parte leste da capital Kiev; alguns pontos adjacentes à capital já tem tropas russas.

A previsão do tempo indica temperaturas negativas e neve em algumas cidades da Ucrânia, o que dificultaria ainda mais a saída de moradores por meio dos corredores humanitários.

Fonte: CNN Brasil