A publicação de uma “fotografia” do papa Francisco com um casaco estiloso, do tipo “puffer”, ou como muitos preferem dizer no Brasil como moda “Faria Limer”, confundiu os usuários de redes sociais. Muitos chegaram a acreditar em um primeiro momento que o pontífice realmente havia usado o item fashion.

Mas a imagem, que chegou a gerar indignação de fiéis, foi feita por meio de Inteligência Artificial (AI). Ela foi primeiramente publicada no Reddit, um fórum online e gratuito que permite a criação de publicações e discussões sobre assuntos variados. A imagem foi postada no fórum em uma discussão sobre AI.

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial tornou-se comum na vida cotidiana nos últimos anos. São sistemas de reconhecimento facial, ferramentas capazes de escrever, como a nova e poderosa ChatGPT, que se tornou viral recentemente com a capacidade de escrever redações muito boas em segundos, entre outras plataformas.

IA é resumidamente a capacidade de ferramentas, máquinas, robôs, sistemas e afins de executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, hoje Meta, nome que vem de Metaverso definiu que a as ferramentas de IA podem ajudar os usuários de seus aplicativos a se expressar e “descobrir novos conteúdos”, mas também disse podem ser usadas para aumentar a eficiência de empresas.

A Meta e seu antecessor, o Facebook, estão envolvidos na pesquisa de IA há anos. Desde o fim do ano passado, o frenesi em torno de IA aumentou quando a OpenAI, apoiada pela Microsoft, lançou publicamente o ChatGPT.

A tecnologia rapidamente se tornou viral por sua capacidade de gerar respostas convincentes e humanas aos prompts do usuário e, em seguida, deu início a uma aparente corrida armamentista de IA entre as empresas de tecnologia.

(Publicado por Carolina Farias)

Fonte: CNN Brasil