Rzhitsky

Crédito, Strava

A mídia russa especulou que Rzhitsky poderia ter sido rastreado no aplicativo de fitness Strava

  • Author, George Wright
  • Role, BBC News
  • Há 6 horas

Um ex-capitão de submarino russo que trabalhava como oficial de mobilização foi morto a tiros enquanto fazia exercícios físicos na cidade de Krasnodar, no sul da Rússia.

Vários meios de comunicação do país especularam que Stanislav Rzhitsky, de 42 anos, pode ter sido rastreado por meio de seu perfil no aplicativo de corrida Strava.

Investigadores da polícia afirma ter prendido um homem que teria relação com o assassinato.

O suspeito foi identificado como Serhiy Denysenko, nascido na cidade ucraniana de Sumy, em 1959.

Vários canais do Telegram na Rússia afirmaram que Denysenko era ex-chefe da Federação Ucraniana de Karatê.

A Comissão de Investigações também divulgou um vídeo da suposta prisão, mas o rosto do homem está desfocado, dificultando a verificação da identidade do suspeito.

Posteriormente, publicou imagens de câmeras de vigilância com o capitão Rzhitsky em sua corrida matinal, seguido por um homem em uma bicicleta.

O ex-oficial da Marinha foi baleado nas costas e no peito em um parque perto do centro esportivo Olimp, informou o jornal russo Kommersant.

A Baza, um canal russo do Telegram com laços estreitos com a polícia, relatou que o assassino poderia ter rastreado as corridas do capitão Rzhitsky no Strava, já que ele regularmente seguia a mesma rota.

Uma análise da BBC Verify do perfil do capitão Rzhitsky – que é público – mostra que ele frequentemente corria pela área onde foi morto. A análise de seu rosto realizada pela BBC confirmou que o perfil pertencia ao capitão Rzhitsky.

Seu endereço e detalhes pessoais também foram carregados no site ucraniano Myrotvorets (Peacemaker), um vasto banco de dados não oficial de pessoas consideradas inimigas da Ucrânia.

A palavra “liquidado”, em letras vermelhas, agora foi sobreposta à sua fotografia no site.

Em um comunicado, a inteligência militar da Ucrânia disse que o parque estava deserto devido à forte chuva, “portanto, não há testemunhas que possam fornecer detalhes ou identificar o agressor”.

Anton Gerashchenko, um conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, tuitou que a mídia russa “estava acusando a Ucrânia de envolvimento”, mas não disse se essa suspeita era justificada.

O relógio e os fones de ouvido do capitão Rzhitsky foram encontrados no local, indicando que não houve assalto, de acordo com a agência de notícias russa Mash.

Ele teria sido o comandante do submarino Krasnodar.

A mídia ucraniana disse que ele poderia estar no comando da embarcação quando a Marinha russa realizou um ataque com mísseis contra a cidade ucraniana de Vinnytsia em julho de 2022. Na ocasião, 28 pessoas morreram, incluindo três crianças.

O governo ucraniano disse que o ataque veio de mísseis de cruzeiro Kalibr lançados de um submarino no Mar Negro.

Já a Baza citou o pai do capitão Rzhitsky, dizendo que seu filho renunciou às forças armadas russas em dezembro de 2021 – antes da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

Posteriormente, ele se tornou o vice-oficial de mobilização na região de Krasnodar.

(Com reportagem adicional de Olga Robinson)

Fonte: BBC