Mulheres grávidas e puérperas podem receber, a partir desta segunda-feira (20), a vacina bivalente contra a Covid-19 na cidade de São Paulo. Os imunizantes estimulam proteção contra a cepa original do coronavírus e subvariantes da Ômicron. O público estimado pela prefeitura é de 130 mil mulheres.

O Ministério da Saúde autorizou, na última sexta-feira (17), os estados e municípios a vacinarem todos os grupos prioritários, que incluem, por exemplo, idosos com mais de 60 anos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, residentes em instituições de longa permanência, funcionários que trabalham nestes locais e pessoas com mais de 12 anos com imunossupressão.

Ao menos 4,1 milhões de pessoas já tomaram o reforço com as vacinas bivalentes, de acordo com a pasta.

Mesmo sendo do grupo prioritário, para receber o imunizante bivalente é necessário ter completado o esquema básico contra a Covid-19 ou já ter recebido ao menos uma dose de reforço, sempre respeitando o intervalo de no mínimo quatro meses entre uma vacina e outra.

A vacinação contra a Covid-19 é feita nas UBSs e nas unidades de Assistência Médica Ambulatorial/UBSs integradas, de segunda a sexta-feira, das 7h, às 19h. Aos sábados, a imunização acontece no mesmo horário, nas AMAs/UBSs integradas.

Se ao final do dia sobrarem doses da vacina nas unidades de saúde, profissionais da área podem receber o imunizante, desde que morem na região do posto. Para isso, precisam mostrar comprovante de endereço e fazer uma inscrição prévia.

Fonte: CNN Brasil