O governo russo saiu pela tangente ao responder às acusações de que o opositor do governo Alexei Navalny, preso pelo regime de Vladimir Putin, foi “envenenado lentamente” dentro da prisão. Ao ser questionado pela reportagem sobre as alegações, Kremlin disse que não está acompanhando o estado de saúde dele e que é um assunto para o serviço penitenciário federal.

O serviço penitenciário, que no passado negou alegações de que seus funcionários maltratavam Navalny, tem informado que ele sempre recebeu tratamento médico quando necessário. No entanto, o órgão não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da reportagem sobre o suposto envenenamento.

Navalny, que está cumprindo sentenças combinadas de 11 anos e meio por fraude e desacato ao tribunal sob acusações que ele diz terem sido forjadas para silenciá-lo, afirmou via Twitter na terça-feira que foi transferido de volta para a solitária e forçado a suportar condições “extremamente infernais”.

Acusação

Político de oposição mais proeminente da Rússia, Navalny luta contra uma doença misteriosa na prisão que pode ser algum tipo de veneno de ação lenta e perdeu 8 kg de peso em pouco mais de duas semanas, disse sua porta-voz.

Uma ambulância foi chamada para Navalny durante a noite de sexta para sábado na colônia penal de segurança máxima IK-6 em Melekhovo, cerca de 250 km a leste de Moscou, onde ele está detido. Kira Yarmysh, sua porta-voz, fez o anúncio em um vídeo no Twitter.

Ela disse que uma queixa estomacal desconhecida surgiu na sexta-feira e que os médicos da prisão o trataram no passado injetando nele remédios que se recusaram a identificar.

“Não descartamos que neste exato momento Alexei Navalny esteja sendo envenenado lentamente, sendo morto lentamente para atrair menos atenção”, declarou Yarmysh na publicação do Twitter. “Ele está sendo mantido em uma cela de punição com dor aguda sem ajuda médica”, disse ela.

Fonte: CNN Brasil