A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse à CNN que o governo federal avalia incluir um bônus no Plano Safra, previsto para maio, para a agricultura de baixo carbono.

A ideia, segundo ela, é vincular ao programa de crédito um cronograma que ofereça benefícios aos produtores rurais que aderirem a uma transição para a economia verde.

O assunto foi tratado nesta segunda-feira (10) em reunião entre as pastas do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

O Plano Safra é hoje o principal instrumento de financiamento de pequenos e médios agricultores do país.

A linha de financiamento do programa federal para a agricultura de baixo carbono, no entanto, representa apenas 2% do total.

Na entrevista para a CNN, Marina disse que ao aumento do desmatamento no primeiro trimestre, o segundo maior desde 2016, deveu-se a uma piora da fiscalização na gestão de Jair Bolsonaro.

Ela informou que em torno de 200 fiscais ambientais, que passaram em concursos e não foram convocados, serão chamados, assim como o governo federal realizará novos concursos.

“Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão concurso ao Ibama e ao ICMBio. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva de forma emergencial”, disse.

A ministra contou que, quando deixou o comando da pasta no passado, havia 1.700 fiscais ambientais, mas que a gestão passada reduziu o número total para cerca de 700.

Marina viajou nesta terça-feira (11) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a China. Ela disse estar otimista com a possibilidade de acordos bilaterais, entre eles na área de meio ambiente.

“A China conseguiu restaurar 70 milhões de hectares de floresta. E tem experiência em geração de energia eólica e solar, promovendo uma transição ecológica”, afirmou.

Fonte: CNN Brasil