Uma enorme morsa amante de peixes chamada Freya está causando problemas na Noruega – e o governo norueguês alertou que pode ter que sacrificá-la se os noruegueses não a deixarem em paz.

A Direção Norueguesa de Pesca disse à CNN que está “monitorando a situação” em torno de Freya, observando a morsa de perto com um navio de patrulha. A jovem morsa tem passado algum tempo no fiorde (braço de mar que entra no continente entre altas montanhas) de Oslo, uma enseada na costa sudeste do país.

Mas, recentemente, “o público ignorou a recomendação atual de manter uma distância clara da morsa”, disse Nadia Jdaini, porta-voz da Diretoria Norueguesa de Pesca, à CNN por e-mail.

Os visitantes estão nadando com Freya, jogando objetos nela e chegando perto dela para tirar fotos – às vezes “com seus filhos a tiracolo”, disse Jdaini.

Para a diretoria, isso significa que seus alertas não são suficientes.

“Teremos que olhar para outras opções além da estratégia atual de pedir às pessoas que fiquem longe do animal selvagem”, disse Jdaini. “Uma dessas opções, conforme declarado anteriormente pela Direção desde o início deste verão, é dar luz verde a uma operação controlada para abater o animal”.

“Outras soluções possíveis, como transferir o animal do fiorde de Oslo, também estão em discussão”

As morsas fêmeas pesam entre 600 e 900 quilos, disse Jdaini. Existem mais de 25 mil morsas do Atlântico fazendo suas casas nas águas geladas ao redor do Canadá, Groenlândia, Noruega e Rússia, de acordo com o World Wildlife Fund. Os mamíferos marinhos migram ao longo da costa para se alimentar de moluscos e outros invertebrados em águas rasas.

Freya se tornou uma sensação nas redes sociais neste verão, disse Rune Aae, que ensina biologia na Universidade do Sudeste da Noruega e gerência um mapa do Google de avistamentos de Freya, à CNN. Vários vídeos mostram a morsa subindo em pequenos barcos para tomar sol.

“Normalmente, as morsas aparecem em algumas ilhas, mas vão embora muito em breve, porque têm medo das pessoas”, disse Aae.

Mas Freya “não tem medo das pessoas”, disse ele. “Na verdade, acho que ela gosta das pessoas. Então é por isso que ela não vai embora.”

Aae afirmou que a última vez que uma morsa foi documentada tão ao sul no Mar do Norte foi em 2013. “Não é nada comum”, disse ele – o que levou multidões de noruegueses a se reunirem para ver Freya.

O plano da diretoria de realocar Freya para fora do fiorde seria logisticamente desafiador e perigoso, acredita Aae, pois exigiria um tempo cuidadoso de sedação para garantir que ela não se afogue na água.

Ele afirma que o ideal é que Freya vá embora sozinha, como fez em março depois de visitar o fiorde de Oslo.

“Matá-la é uma saída fácil”, disse Aae. “Talvez o clima tenha mudado na opinião pública sobre ela. Então eu realmente espero que eles tentem comovê-la, ou tenham paciência para esperar.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil