O governador da região de Belgorod, na Rússia, disse neste sábado (23) que a Ucrânia disparou munições cluster contra um vilarejo russo perto da fronteira entre os dois países na sexta-feira (22), mas que não houve vítimas ou danos.

“No distrito de Belgorod, 21 projéteis de artilharia e três munições cluster de um sistema de foguetes de lançamento múltiplo foram disparados contra o vilarejo de Zhuravlevka”, disse o governador Vyacheslav Gladkov.

Imagens mostram a destruição da guerra entre Rússia e Ucrânia

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a declaração do governador, que ele fez em um briefing diário em seu canal no Telegram, sem fornecer evidências visuais. Não houve comentários imediatos da Ucrânia.

A Ucrânia recebeu munições cluster dos Estados Unidos este mês, mas prometeu usá-las apenas para desalojar concentrações de soldados inimigos.

As munições contêm dezenas de pequenas bombas que espalham estilhaços sobre uma ampla área, mas são proibidas em muitos países devido ao perigo potencial que representam para os civis a longo prazo.

A Ucrânia disse repetidamente que seu uso será limitado ao campo de batalha.

A região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, tem sido repetidamente alvo do que a Rússia diz ser um bombardeio indiscriminado das forças armadas da Ucrânia.

Em maio e junho, a região foi abalada por combates depois que militantes de um grupo armado pró-ucraniano cruzaram a fronteira e começaram a lutar com as forças de segurança russas.

A Ucrânia não assume a responsabilidade pelos ataques dentro do território russo e negou estar envolvida nos ataques na fronteira.

Fonte: CNN Brasil