18/01/201802h00A gestão João Doria (PSDB) lançará nesta quinta-feira (18) sua primeira parceria público-privada, com objetivo de construir até 34 mil moradias.
Por esse modelo, a prefeitura será responsável por ceder terrenos e a iniciativa privada construirá os prédios, voltados à população de baixa renda, e equipamentos públicos como creches e postos de saúde. O investimento previsto é de R$ 7 bilhões.
Trata-se de uma alternativa com a intenção de acelerar a construção de habitação na capital paulista, fugindo da dependência do programa Minha Casa Minha Vida, alvo de sucessivos cortes nos últimos anos.
Responsável pela PPP, a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação), ligada à gestão Doria, quer entregar as primeiras 4.000 unidades até 2020, último ano do mandato do tucano na prefeitura.
O principal obstáculo, porém, é conseguir atrair a iniciativa privada, já que uma proposta semelhante do governo Geraldo Alckmin (PSDB) apresenta por enquanto resultado tímido.
O governo do Estado lançou, em 2012, uma PPP para construir unidades em áreas subutilizadas no centro. Do edital para 14.124 apartamentos, até agora foi fechado apenas um primeiro lote, com 3.683. Destas, 126 foram entregues, e há um megacondomínio na região da Luz em estado avançado de construção.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: