O Palácio de Buckingham divulgou as Ordens de Serviço para o funeral de estado da rainha Elizabeth II, nesta segunda-feira (18).

O serviço fúnebre será impregnado da tradição real e “prestará homenagem ao notável reinado da rainha e à vida inteira de serviço como Chefe de Estado, Nação e Commonwealth”.

O funeral de estado será conduzido pelo Deão de Westminster na Abadia de Westminster, a partir das 7 horas (horário de Brasília) com o Arcebispo de Canterbury dando o Sermão e Comenda.

A secretária-geral da Commonwealth, Patricia Scotland, lerá a primeira lição, enquanto a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, que a rainha nomeou apenas dois dias antes de sua morte, fará a segunda leitura.

Para representar cada ano da vida da Rainha, o Sino Tenor da abadia será tocado uma vez por minuto durante 96 minutos antes do serviço.

Os bisnetos da rainha, príncipe George e princesa Charlotte, farão parte da procissão da família real atrás do caixão da rainha, que é levado para a Abadia de Westminster.

À medida que o caixão é movido para dentro, o Coro da Abadia de Westminster na Nave cantará as Sentenças – versos das escrituras musicados que têm sido usados ​​em todos os funerais de estado desde o início do século 18, disse o palácio.

Durante o serviço, uma peça coral especialmente encomendada inspirada na “fé cristã inabalável” da rainha será executada pelo coro. “Like as the hart” é um cenário do Salmo 42 da Mestre da Música do Rei, Judith Weir, que será cantado desacompanhado.

Outras músicas selecionadas para o funeral de estado incluem o hino “The Lord’s my shepherd”, que também foi cantado no casamento da então princesa Elizabeth com o príncipe Philip em 1947, e o hino “O Taste and see how gracious the Lord is”, que foi composta para a coroação da rainha em 1953 por Ralph Vaughan Williams.

A nação observará um silêncio de dois minutos no final do serviço de uma hora, após o qual o Flautista do Soberano do Regimento Real da Escócia tocará o lamento tradicional, “Sleep, dearie, sleep” (Durma, querida, durma) – um adeus adequado à monarca que mais tempo ficou no comando da Grã-Bretanha.

Após o funeral, o caixão da rainha viajará em procissão pelo centro de Londres até Wellington Arch, onde será colocado no carro funerário do estado e partirá para Windsor, onde ocorrerá um serviço de confissão na Capela de São Jorge.

funeral rainha elizabeth
Todos os detalhes do funeral da rainha Elizabeth II foram divulgados/ Divulgação

O segundo culto do dia será uma ocasião mais íntima, conduzida pelo Deão de Windsor, que entregará a Licitação. As orações serão ditas pelo Reitor de Sandringham, o Ministro de Crathie Kirk, onde a família cultua quando reside em Balmoral, e o Capelão da Capela Real de Todos os Santos em Windsor Great Park.

A família real se reunirá junto com uma congregação composta por membros da Casa Real, do passado e do presente, além de funcionários pessoais que trabalharam nas propriedades privadas.

Algumas das seleções musicais para o serviço de internação foram compostas por William Henry Harris, ex-organista de St. George’s entre 1933 e 1961. Acredita-se que a jovem princesa foi ensinada a tocar piano por Harris, segundo o palácio.

O serviço também contará com várias homenagens à família da rainha, com o coro cantando “The Russian Contakion of the Departed”, que também foi cantada durante o funeral do príncipe Philip em St. George’s em abril passado.

Enquanto isso, o reitor lerá Apocalipse 21, versículos 1-7, que foram lidos nos funerais dos avós da rainha, o rei George V e a rainha Maria, em 1936 e 1953. Eles também foram lidos no funeral do pai da rainha em 1952.

À medida que o serviço de compromisso chega ao fim, o caixão da Rainha será baixado no Cofre Real, colocado sob St. Georges, enquanto o Reitor lê o Salmo 103, que conclui com as palavras: “Vá em sua jornada deste mundo, ó alma cristã.”

O Rei de Armas principal da Jarreteira proclamará os estilos e títulos da Rainha antes que seu flautista toque para ela uma última vez.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil