Uma futura Superliga Europeia de futebol pode incluir até 80 times, disse Bernd Reichart, presidente-executivo da A22 Sports Management, empresa formada para patrocinar e auxiliar na criação de uma liga dissidente, nesta quinta-feira (9).

Em um comunicado descrevendo os resultados preliminares das negociações que a A22 teve com o que afirmou serem 50 clubes europeus e partes interessadas no futebol, a empresa afirmou que a mudança é necessária.

“A grande maioria deles compartilha a avaliação de que a própria base do futebol europeu está ameaçada e é hora de mudar”, pontuou a A22.

“O feedback sugere uma liga europeia de futebol aberta, baseada apenas no mérito esportivo, multidivisional com 60 a 80 clubes e um mínimo de 14 partidas europeias garantidas por clube”, explicou.

Real Madrid, Barcelona e Juventus estavam entre os 12 clubes a anunciar uma Superliga em abril de 2021. Mas a medida fracassou em 48 horas, depois que um clamor de torcedores, governos e jogadores forçou Manchester United, Liverpool, Manchester City, Chelsea, Tottenham Hotspur, Arsenal, Milan, Inter de Milão e Atlético de Madri a desistirem da ideia.

Isso deixou apenas Real, Barcelona e Juventus no grupo. A Superliga levou seu caso a um tribunal espanhol, que posteriormente buscou orientação da Corte de Justiça da União Europeia (CJEU), com sede em Luxemburgo.

“Nosso objetivo é apresentar um projeto esportivo sustentável para competições europeias de clubes disponíveis para, no mínimo, todos os 27 Estados-membros da União Europeia o mais rápido possível após o recebimento do julgamento”, ressaltou Reichart.

“Os problemas são claros e ações precisam ser tomadas para o benefício de torcedores, jogadores e clubes”, adicionou.

A A22 disse que 10 princípios surgiram das discussões, incluindo melhorar a competitividade, a sustentabilidade financeira e a experiência do torcedor.

Fonte: CNN Brasil