Preservativos gratuitos estão agora disponíveis para jovens com menos de 26 anos nas farmácias francesas, como parte do que o presidente francês Emmanuel Macron chamou de “uma pequena revolução na saúde preventiva”.

A nova estratégia de saúde, que visa conter a propagação de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre os jovens na França, entrou em vigor no dia de Ano Novo e foi anunciada por Macron em dezembro. Destinava-se inicialmente a jovens dos 18 aos 25 anos, mas posteriormente alargou-se aos menores.

A contracepção de emergência também estará disponível gratuitamente para todas as mulheres sem receita médica a partir de 1º de janeiro, de acordo com um tweet do porta-voz do governo, Olivier Veran, na segunda-feira (2).

Desde 1º de janeiro de 2022, as mulheres francesas com menos de 26 anos já tinham acesso à contracepção gratuita. Isso incluiu consultas com médicos ou parteiras e procedimentos médicos associados ao contraceptivo escolhido.

As medidas mais recentes ocorrem quando as autoridades de saúde estimam que a taxa de DSTs na França aumentou cerca de 30% em 2020 e 2021, informou a agência de notícias Reuters.

“É uma pequena revolução na saúde preventiva. É essencial para que nossos jovens se protejam durante a relação sexual”, disse Macron em dezembro.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil