Enquanto o Reino Unido se prepara para coroar o rei Charles III em uma cerimônia com tradições que remontam a cerca de 1.000 anos, a monarquia se depara com uma questão que tem enfrentado ao longo dos séculos: como ela sobrevive no mundo moderno?

Para a Casa de Windsor, isso não significa lidar com a crescente hostilidade de políticos ou do público, sobre a qual há poucas evidências, mas sim com sua indiferença, tornando-se simplesmente insignificante.

E em um mundo onde os telefones celulares são onipresentes, comentários brutais nas redes sociais são desenfreados e o apetite voraz da mídia por histórias da realeza é insaciável, o maior problema pode ser que a própria família não se interesse mais pela função.

“Uma coisa que o príncipe Harry realmente nos lembrou, se é que precisávamos, é o quão incrivelmente doloroso é viver em uma gaiola na qual você é constantemente analisado”, disse a autora sobre realeza Tina Brown à Reuters.

“É terrível pensar que sua própria vida é algo sobre a qual você não tem controle e que, no final das contas, simplesmente não vai mudar e você ficará em um zoológico para sempre.”

Enquanto muitas outras monarquias europeias surgiram e desapareceram, ou diminuíram muito em escala e importância, a família real britânica permaneceu notavelmente resiliente.

As pesquisas mostram que a monarquia é apoiada pela maioria dos britânicos, embora esse apoio tenha caído um pouco desde a morte da rainha Elizabeth em setembro passado, e Charles não desfruta da mesma popularidade esmagadora de sua mãe.

Mas as pesquisas também indicam constantemente que os jovens se preocupam menos com a instituição do que as gerações mais velhas.

República, um grupo que quer abolir a monarquia, apontou para uma pesquisa que mostrou que a maioria das pessoas não está interessada na coroação. “A maioria de nós não está tão interessada, e a maioria de nós acha que a realeza deveria pagar”, disse seu executivo-chefe, Graham Smith.

Para o correspondente real de longa data e autor de “Queen of our Times” Robert Hardman, “a relevância é absolutamente crucial para a monarquia”.

“A grande ameaça para o futuro da Casa de Windsor não são multidões invadindo o portão, não é revolução, é se tornar irrelevante. A rainha sempre dizia que temos que ser vistos para acreditar.”

Fonte: CNN Brasil