Equipes da CNN em Kiev relataram ter ouvido explosões nas primeiras horas da manhã deste sábado (12), com a correspondente internacional Clarissa Ward descrevendo “um barulho ininterrupto de fortes estrondos à distância”, por vários minutos.

Não está claro se as explosões foram ataques russos ou ucranianos, disse ela.

Os combates continuam nos arredores da capital ucraniana, com a administração da cidade dizendo que as áreas ao norte continuam sendo as mais perigosas, incluindo os subúrbios de Bucha, Irpin e Hostomel, bem como o distrito de Vyshorod, mais ao norte de Kiev. Os combates também aumentaram em Brovary, do outro lado do rio Dnieper, a leste da cidade.

À medida que as forças russas pressionam de várias direções, “a preocupação se torna que a intenção é cercar completamente a cidade, retirar o acesso a recursos, bombardear a cidade e, finalmente, tentar derrubar o governo de Zelensky (presidente ucraniano), “, disse Ward.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse à CNN que a cidade atualmente só tem recursos – incluindo alimentos e suprimentos médicos – por uma a duas semanas.

Ward acrescentou que “as forças ucranianas estão por toda parte” em Kiev. “Eles cavaram posições defensivas ao longo de todas as principais vias que levam à cidade, colocaram armadilhas para tanques. Esta é uma cidade fortemente fortificada agora. E mesmo que as forças russas consigam cercá-la, ainda será uma poderosa batalha para a conquista”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil