Um relatório do Banco Mundial avaliou a experiência brasileira com o programa de transferência de renda como resposta à Covid-19. Segundo o estudo, o Brasil foi referência internacional em diversos aspectos.

Em entrevista à CNN Rádio, o especialista em Proteção Social do Banco Mundial, Thiago Falcão, afirmou que a visão do órgão é de que o “auxílio emergencial tem uma série de lições que traz agora para o programa permanente, o Auxílio Brasil.”

“A nossa avaliação é de que realmente os valores e impactos do programa são positivos não só de transferência de renda, mas também na criação de capital humano, e aí a importância do que foi o programa de transferência para a associação dos recursos com educação e saúde”, completou.

Thiago explicou que o Brasil já tinha o Bolsa Família como uma referência internacional, desde que foi criado, há 18 anos. “No momento em que acontece a pandemia é interessante como a estrutura foi necessária para a resposta efetiva contra a Covid-19.”

Ele destacou também que foram tomadas 734 medidas de transferência de renda no mundo, com 186 países que utilizaram esse instrumento como resposta à crise.

“O Brasil teve destaque internacional dada a rapidez da resposta, amplitude do programa, extensão, valor expressivo, com amplitude chegando a quase 60% dos domicílios brasileiros”, disse.

Outro fator que servirá de lição, segundo Falcão, é a tecnologia. “Esse é um dos fatores mais interessantes desse processo, o aplicativo criado para registro das famílias, com cadastramento e definição de quem seria beneficiário, informações batidas com outros dados, foi um processo gigantesco.”

“O pagamento, feito com contas digitais, abertas sem necessidade de aglomerações, também foi um avanço”, disse.

Fonte: CNN Brasil