Após as fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro, deixando ao menos 140 mortos, grande parte da população ainda se encontra em áreas de risco. Em entrevista à CNN, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), afirmou que constituição da cidade propicia o risco de desastres por fenômenos climáticos.

“Existem áreas de risco em quase toda a cidade. Uma cidade de 300 mil habitantes… Terreno extremamente acidentado, a gente tem algumas características de terreno que também não favorecem”, explicou o prefeito.

Bomtempo afirmou ainda que a quantidade de escombros na cidade também é um empecilho nas buscas. Embora seja necessário utilizar maquinário para remover os destroços, o trabalho deve ser lento em razão da possibilidade de encontrar pessoas soterradas.

O Corpo de Bombeiros trabalha há cinco dias no munícipio em busca de, pelo menos, 191 desaparecidos. Segundo Bomtempo, o trabalho é desafiador. “Difícil acesso: esse é o grande problema. São comunidades, na sua grande maioria; as casas que desabaram estavam na beira da rua, e isso acaba dificultando muito o acesso e os trabalhos dos bombeiros.”

Em meio à tragédia, a previsão do tempo não é otimista. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para condições de chuvas fortes na região de serra fluminense nos próximos dias.

Fonte: CNN Brasil