Os diplomatas dos Estados Unidos e da Rússia realizaram consultas diretas sobre uma nova versão do Tratado de Redução de Armas Estratégicas, conhecido como Start, que tem como função conter a proliferação de armas nucleares. A informação é do vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Ryabkov, à agência Tass.

O diplomata afirmou que “várias rodadas de consultas ocorreram nas últimas semanas e meses, incluindo as diretas”, sem que houvesse pronunciamentos públicos. A participação russa no tratado estava suspensa desde fevereiro deste ano, reacendendo o temor de uma nova corrida nuclear nos moldes da Guerra Fria.

Sergey Ryabkov enfatizou que a Rússia não se desviou de sua posição de que “a suspensão do Novo Start permanece em vigor”. “Esta decisão pode ser revogada ou reconsiderada apenas se os EUA demonstrarem disposição de abandonar sua política fundamentalmente hostil em relação à Federação Russa”.

“Como parte da troca de opiniões, as partes confirmaram suas posições opostas e irreconciliáveis”, acrescentou Ryabkov.

Apesar das diferenças, EUA e Rússia concordam em um ponto importante, que é cumprir as principais limitações quantitativas descritas no tratado com notificações de mísseis balísticos intercontinentais terrestres e lançados de submarinos, como parte do acordo de 1988. “Além disso, ambas as partes continuarão a trocar notificações de grandes exercícios de forças estratégicas”, apontou o diplomata.

Ainda de acordo com Ryabkov, os pequenos avanços têm grande peso no contexto atual, de acirramento das tensões entre as duas potências militares. “De alguma forma garantirá previsibilidade e relativa estabilidade neste momento. Isso é importante por si só nestes tempos turbulentos e conturbados.”

Start

O primeiro tratado Start foi assinado em 31 de julho de 1991 entre os Estados Unidos e a então União Soviética definindo a redução do arsenal nuclear dos dois países. O documento entrou em vigor em 5 de dezembro de 1994 e tinha como base um limite de 6 mil ogivas nucleares para cada nação, sendo que desse total o número de mísseis balísticos intercontinentais não poderia passar de 1,6 mil.

Sua implementação, em 2001, resultou na remoção de cerca de 80% de todas as armas nucleares estratégicas então existentes.

O tratado Start expirou em 2009 e a partir de então Estados Unidos e Rússia, herdeira do arsenal soviético, assinou uma nova versão do tratado em abril de 2010, que passou a vigorar no ano seguinte e teve como principal missão reduzir armas nucleares estratégicas dos dois países.

Em fevereiro deste ano, porém, o presidente russo Vladimir Putin determinou que o país suspenderia sua participação no tratado. A decisão acirrou as tensões com os Estados Unidos, que já tinha degringolado desde o início da invasão à Ucrânia, um ano antes.

(Publicado por Fábio Mendes)

Fonte: CNN Brasil