Cinco casos de malária foram confirmados na Florida e no Texas, na segunda-feira (26), segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Essa é a primeira vez que a doença potencialmente fatal transmitida por mosquitos foi contraída localmente nos Estados Unidos em 20 anos.

Os quatro casos da Flórida, junto com um no Texas, foram diagnosticados em um período de dois meses, disse a agência.

O estado da Flórida explicou que seu primeiro caso foi diagnosticado em 26 de maio no condado de Sarasota. Enquanto autoridades do Texas disseram em 23 de junho que um morador da localidade que trabalhava ao ar livre no condado de Cameron havia sido diagnosticado com a doença.

O CDC comunicou em um alerta divulgado na segunda que a malária é considerada uma emergência médica e que qualquer pessoa com sintomas deve ser “avaliada com urgência”.

No entanto, o CDC expôs que o risco de malária permanece baixo nos Estados Unidos e que a maioria dos casos é adquirida quando as pessoas viajam para fora do país. Totalmente 95% das infecções por malária são adquiridas na África, explicou a agência de saúde.

A malária é causada por cinco espécies de parasitas transmitidos por certos mosquitos fêmeas. Os sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares e fadiga.

Náusea, diarreia e vômito também podem aparecer. A malária pode causar danos fatais, incluindo insuficiência renal, convulsões e coma.

A Flórida emitiu um alerta de doenças transmitidas por mosquitos e recomendou que os residentes drenassem as poças de água, certificassem-se de que as telas das janelas não tivessem buracos e usassem inseticidas que contêm Deet para matar os mosquitos.

Camisas e calças de manga comprida também são recomendadas quando os mosquitos estão presentes.

O Texas também emitiu um alerta de saúde, aconselhando os médicos a obter rotineiramente um histórico de viagens para determinar se um paciente com sintomas de malária passou algum tempo ao ar livre e foi picado por mosquitos em uma área com atividade da doença.

Fonte: CNN Brasil