Um especialista nacionalista chinês conhecido por suas críticas inflamatórias aos Estados Unidos atraiu o ridículo online depois que foi mostrado participando de uma festa comemorando o Dia da Independência na Embaixada dos EUA em Pequim – e aparentemente se divertindo muito.

Sima Nan, um blogueiro de 67 anos, aproveitou a onda do nacionalismo crescente na China para se tornar um dos comentaristas online mais influentes do país, acumulando mais de 40 milhões de seguidores nas plataformas chinesas de mídia social.

Seus violentos ataques contra Washington lhe renderam a reputação de “lutador antiamericano” – ele culpou os EUA e a Otan por provocarem a guerra da Rússia contra a Ucrânia, condenou o apoio americano a Taiwan e zombou do governo dos EUA por não controlar a violência armada e o coronavírus.

Um autodenominado patriota, Sima também direcionou sua ira contra intelectuais, empresários e médicos chineses, que ele acusou de “trair” a China e fazer “conluio” com o Ocidente.

Agora, o blogueiro enfrenta acusações de hipocrisia, depois de compartilhar sua experiência na celebração do Dia da Independência organizada pela Embaixada dos EUA na terça-feira (4) que contou com comida americana – incluindo hambúrgueres e pizza – e música ao vivo.

“Surpreso! O embaixador americano Nicolas Burns me convidou para jantar”, dizia a manchete de um artigo publicado por Sima na quarta-feira (5).

No artigo, ele elogiou a comida “espetacular” oferecida no evento, à qual “as comemorações do dia nacional na Embaixada da Rússia não podem ser comparadas”, disse ele. Embora o sorvete da Embaixada Russa seja mais gostoso, ele concluiu depois de tomar quatro bolas de sorvete americano.

Sima também observou a “atmosfera festiva” da celebração dos EUA, em contraste com as discussões sobre “temas sérios” por convidados na Embaixada da Rússia.

Ele também postou fotos do evento, incluindo uma em que apertava a mão de Burns com largos sorrisos.

O blogueiro Sima Nan, de 67 anos, postou fotos apertando a mão do embaixador americano em Pequim, Nocilas Burns / Reprodução/Blog Sima Nan

“Quando o “Sr. embaixador lobo-guerreiro Burns” testemunhou no Congresso dos EUA, ele parecia tão feroz, e eu escrevi vários artigos e fiz vários episódios de programas atacando-o. Em particular, ele é um velhinho bem-educado que sorri casualmente”, escreveu ele.

O artigo e as fotos provocaram uma tempestade de zombaria nas mídias sociais chinesas, especialmente de usuários de tendência liberal que há muito se irritam com a postura ultranacionalista de Sima. No dia anterior ao evento, Sima criticou a proposta dos EUA de fornecer bombas de fragmentação à Ucrânia como “um ato contra a humanidade”.

“Isso é hipocrisia típica, o que ele diz e o que ele faz são totalmente diferentes”, disse um post no Weibo, uma plataforma semelhante ao Twitter.

“Não é grande coisa para os chineses participarem (do evento). Embora as relações entre os dois países sejam tensas, as trocas ainda são necessárias”, disse um comentário amplamente divulgado no WeChat, o superaplicativo da China.

“Mas Sima Nan é diferente! Ele é um pioneiro e lutador antiamericano e um dos influenciadores patrióticos online mais populares que promovem energia positiva. É apropriado para ele comemorar o aniversário dos Estados Unidos?”.

Após as críticas, Sima postou dois artigos na quinta-feira (6) defendendo sua decisão de comparecer ao evento da Embaixada dos Estados Unidos, citando a importância do intercâmbio pessoal nas relações bilaterais.

Sima Nan, patriota chinês e crítico dos EUA, elogiou a festa, comida e energia positiva das celebrações de 4 de Julho na embaixada dos EUA em Pequim / Reprodução/Blog Sima Nan

“Se participar da celebração do dia nacional da Embaixada dos EUA me torna um espião americano suspeito, vou me tornar um espião russo por participar das comemorações do dia nacional da Embaixada da Rússia?”, ele perguntou, acrescentando que já havia participado de comemorações na Embaixada da Rússia por dois anos consecutivos.

Esta não é a primeira vez que Sima enfrenta polêmica. Em agosto passado, ele foi forçado a se desculpar por possuir uma propriedade na Califórnia, depois de repetidamente descartá-la como “rumores” infundados.

Em um vídeo, Sima confirmou relatos de que sua família comprou a casa por US$ 257 mil em 2010. Mas ele alegou que ele e sua família nunca moraram na propriedade, que foi comprada como investimento.

“Com o coração muito pesado, devo pedir desculpas a todos por ter cometido um crime tão grave e imperdoável”, disse ele. “Estou extremamente arrependido por ter decepcionado meus seguidores”.

Alguns dos críticos de Sima o acusaram de usar o patriotismo para fazer negócios. “É impossível para ele manter crenças e posições reais, tudo se resume a como obter o máximo de lucro”, disse um comentário no Weibo.

“Sima Nan não está sozinho. Ele é o epítome de milhões de chineses que, após a política de reforma e abertura, se adaptaram a um ambiente onde a busca pelo lucro substituiu a fé. Eles falam sobre doutrinas ideológicas, mas só se preocupam mesmo é em fazer negócios”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil