O vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção no início deste domingo (4), expelindo uma coluna de cinzas 1,5 km no ar. A situação levou as autoridades a alertar os moradores para ficarem longe da área.

A agência de mitigação de desastres da Indonésia, BNPB, advertiu os moradores a não realizarem nenhuma atividade dentro de 5 km do centro da erupção e a permanecerem a 500 metros das margens dos rios devido aos riscos de fluxo de lava.

A Agência de Meteorologia do Japão disse estar monitorando a possibilidade de um tsunami após a erupção, informou a emissora pública NHK.

O vulcão começou a entrar em erupção às 2h46 (horário local), informou o BNPB em comunicado. Vídeos postados nas redes sociais mostraram nuvens de cinzas nas áreas próximas.

O BNPB não respondeu imediatamente ao alerta do Japão sobre o risco de tsunami.

As autoridades indonésias distribuíram máscaras aos residentes, informou o BNPB em comunicado, acrescentando que a atividade vulcânica permaneceu no nível III, abaixo do nível IV, o mais alto.

Com 142 vulcões, a Indonésia tem a maior população do mundo vivendo perto de um vulcão, incluindo 8,6 milhões em um raio de 10 km.

Fonte: CNN Brasil