Cinco pessoas morreram e mais de 2.600 — incluindo 160 crianças — foram evacuadas de áreas inundadas controladas pela Ucrânia após o colapso da barragem de Nova Kakhovka, segundo o Ministério do Interior da Ucrânia.

“Estamos tentando continuar as atividades de evacuação, mas o inimigo está bombardeando impiedosamente”, disse o ministro do Interior, Ihor Klymenko, neste sábado (10).

Na região sul de Kherson, a mais atingida, um total de 2.588 pessoas foram resgatadas de áreas controladas pela Ucrânia, disse o chefe da administração militar da região de Kherson, Oleksandr Prokudin.

O nível da água está diminuindo e caiu 31 centímetros desde a noite de sexta-feira (9), de acordo com Prokudin.

Na região de Kherson, 47 assentamentos foram inundados; enquanto na região de Mykolaiv, 31 assentamentos foram inundados, disse o ministro. Na região de Dnipropetrovsk, mais de 89.000 pessoas em 26 assentamentos não têm abastecimento de água potável, acrescentou Klymenko.

Preocupações ambientais

O nível da água no reservatório de Nova Kakhovka “continua a diminuir”, disse o ministro ucraniano de Proteção Ambiental e Recursos Naturais, Ruslan Strilets, neste sábado (10).

“Na manhã de 10 de junho, 62% de seu volume, ou 12,24 quilômetros cúbicos de água, vazou do reservatório de Kakhovka”, afirmou.

Ele disse que o nível da água nos parques nacionais da região de Kherson é “crítico” e que 30% da reserva natural e dos santuários da vida selvagem na região estão “sob ameaça de extinção”.

A principal empresa geradora de energia hidrelétrica da Ucrânia, Ukrhydroenergo, disse em um comunicado neste sábado que o nível da água caiu 24 centímetros em quatro horas.

Usina nuclear

Na piscina de resfriamento da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, o nível da água está “estável”, disse a empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia, Energoatom, neste sábado.

A usina fica em território ocupado pela Rússia ao longo do rio Dnipro.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil