As crescentes preocupações com as manobras militares cada vez mais agressivas da China levaram Taiwan a estender o período de serviço militar obrigatório que a maioria de seus jovens deve cumprir.

O Presidente Tsai Ing-wen anunciou recentemente que o período de serviço obrigatório para os homens nascidos em ou após 2005 será alargado de quatro meses para um ano, afirmando que o actual sistema “já não se adequa às necessidades” da defesa da ilha.

Os militares dizem que o repensar segue as comparações com os militares de outras jurisdições democráticas que têm períodos de recrutamento mais longos – como a Coreia do Sul (18 a 21 meses), Singapura (24 meses) e Israel (24 a 30 meses).

O fortalecimento das forças armadas da ilha tornou-se uma preocupação fundamental para Tsai, que falou sobre a necessidade de destacar a determinação de Taiwan em se defender em meio a ruídos cada vez mais agressivos de Pequim.

O governante Partido Comunista Chinês reivindica a democracia autônoma de 23,5 milhões de pessoas como parte de seu território, apesar de nunca tê-la controlado, e enviou um número recorde de patrulhas aéreas e marítimas para assediá-lo desde a visita da ex-presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, em agosto.

O líder chinês Xi Jinping recusou-se repetidamente a descartar o uso da força para “reunificar” a ilha com a China continental.

“Ninguém quer guerra”, disse Tsai ao anunciar a extensão dos períodos de serviço obrigatório em dezembro.

“Isso é verdade para o governo e o povo de Taiwan e para a comunidade global, mas a paz não vem do céu e Taiwan está na linha de frente da expansão do autoritarismo”.

Ex-recrutas entrevistados pela CNN dizem que Taipei precisará fazer muito mais do que isso para tornar o treinamento eficaz.

Desatualizado, chato e pouco prático. Esse foi o veredicto de seis jovens que falaram à CNN sobre suas experiências recentes de serviço obrigatório nas forças armadas de Taiwan.

Eles descrevem um processo que foi projetado décadas atrás com forte ênfase no treinamento de baioneta, mas sem instrução em estratégias de guerra urbana ou armas modernas como drones.

Alguns dizem que havia poucos rifles para usar, ou que as armas com as quais eles treinavam eram velhas demais para serem usadas.

Outros contam que se “especializaram” em canhões, granadas e morteiros, mas nunca receberam munição para treinar.

Suas críticas vêm em um momento crucial para os militares de Taiwan.

“Eu só disparei 40 vezes”

Os ex-recrutas estão céticos, dizendo à CNN que os problemas com o serviço militar obrigatório vão além do curto prazo e só serão corrigidos por uma reformulação mais completa.

A própria Tsai reconheceu que muitos cidadãos acham que servir nas forças armadas é “apenas uma perda de tempo”.

“Em nossa empresa, tínhamos mais de 100 rifles de assalto, mas apenas pouco mais de uma dúzia poderia ser usado para práticas de tiro”, disse Frank Liu, um auditor de 26 anos do condado central de Changhua que serviu em 2021.

Ele disse que cerca de 140 recrutas receberam treinamento em sua empresa.

“Muitos desses rifles de assalto foram fabricados há muitas décadas e muitos estavam muito desgastados para serem usados ​​em treinamento. As armas tiveram que ser rotacionadas entre nós”.

Um exercício militar em Taiwan simula uma invasão da China em 6 de janeiro de 2022 / I-Hwa Cheng/Bloomberg/Getty Images

Paul Lee, um gerente de fábrica de Taipei que serviu em 2018, teve uma experiência semelhante.

“Não disparamos muitos tiros durante o treinamento militar”, disse Lee.

“Eu estava praticando com o rifle de assalto T65 e atirei apenas cerca de 40 vezes durante todo o período de treinamento.

“Estou preocupado que muitas pessoas que passaram pelo treinamento comigo não sejam capazes de operar um rifle com confiança”.

De acordo com as regras atuais, o período de serviço de quatro meses é normalmente dividido em duas partes: cinco semanas de treinamento básico e 11 semanas de treinamento de solo em uma base militar.

Durante o período de treinamento de solo, os conscritos geralmente recebem especialidades – mas mesmo assim alguns dizem que recebem apenas os insights mais superficiais.

Dennis, um engenheiro de 25 anos da cidade de Taichung que serviu no ano passado, disse que, embora tenha sido designado para se especializar em canhões, nunca aprendeu a dispará-los porque os treinadores temiam que os recrutas pudessem se machucar.

Ele pediu apenas para ser identificado pelo primeiro nome porque continua reservista.

“Recebemos tarefas simples e passávamos a maior parte do tempo ajudando na limpeza e lavagem das carroças de canhão”, disse.

“Se a guerra estourar hoje e me disserem para trabalhar como artilheiro, acho que vou me tornar bucha de canhão.”

Adam Yu, um designer de 27 anos da cidade de Keelung, no norte, que serviu em 2018 e se especializou em morteiros e lançadores de granadas, disse que, embora tenha aprendido como preparar as armas, nunca recebeu munição ou praticou dispará-las.

“Não tenho certeza se posso operar essas armas”, disse Yu, acrescentando: “Ainda não sei como essas armas devem ser usadas no campo de batalha”.

Esse sentimento foi repetido por outro ex-conscrito de sobrenome Liu.

O vendedor de 28 anos se especializou em processamento de dados com a força aérea e recebeu treinamento no condado de Pingtung, no sul, em 2015.

Ele também pediu que seu primeiro nome fosse omitido, dizendo que ainda pode ser chamado para treinamento adicional de reservista.

“Nossos comandantes quase não ensinaram nada durante nosso treinamento de solo, porque achavam que ficaríamos aqui apenas alguns meses e não faria muita diferença para eles”, disse.

O Taiwan tem uma força militar voluntária profissional que, no ano passado, era composta por 162.000 soldados em tempo integral, de acordo com um relatório do Yuan Legislativo.

Além disso, cerca de 70.000 homens completam um período de serviço militar obrigatório todos os anos.

Os recrutas devem passar por um período de treinamento físico e são ensinados a atirar com rifles e usar baionetas.

Vários dos que falaram com a CNN questionaram a quantidade de tempo gasto no treinamento de baioneta, argumentando que estava desatualizado, embora alguns militares continuem a ensiná-lo em programas de treinamento de recrutamento.

“Acho que o treinamento de baioneta foi apenas uma perda de tempo, porque realmente não conseguia pensar em como poderíamos colocar isso em prática”, disse Frank Liu.

“Basta olhar para a guerra Rússia-Ucrânia, há tantos tipos de armas usadas. Quando um soldado precisa recorrer a uma baioneta para atacar seu inimigo? Acho que isso estava realmente desatualizado”.

Yu, de Keelung, disse que seus comandantes deram grande ênfase ao treinamento de baioneta porque fazia parte do exame final.

“Quando estávamos praticando baioneta, éramos obrigados a seguir as instruções do líder de esquadrão com um canto específico para cada movimento, e tínhamos que repeti-lo no exame”.

Lição aprendida?

Algumas dessas críticas foram reconhecidas, tacitamente ou não, quando Tsai anunciou a extensão do período de recrutamento e na subsequente coletiva de imprensa do Ministério da Defesa no início de janeiro.

O ministério disse que, quando a nova política começar em 2024, todos os recrutas dispararão pelo menos 800 tiros durante o serviço e serão treinados com novas armas, como mísseis antitanque e drones.

O treinamento de baioneta será modificado para incluir outras formas de treinamento de combate corpo a corpo, acrescentou, e os conscritos também podem participar de exercícios militares conjuntos com soldados profissionais. Enquanto isso, o treinamento básico aumentará de cinco para oito semanas.

Su Tzu-yun, diretor do Instituto de Defesa Nacional e Pesquisa de Segurança de Taiwan, que é financiado pelo governo, disse estar confiante de que a reforma aumentará as capacidades de combate da ilha.

Ele também acha que vale a pena manter o treinamento de baioneta no currículo. “Isso ajuda a aumentar a coragem e a agressividade de um soldado”, disse.

“Se os soldados se envolverem em uma missão que não seja adequada para disparar armas, eles também podem usar a baioneta como opção alternativa”.

Su acrescentou que, embora as armas modernas sejam incluídas no novo currículo de treinamento, seria impraticável para todos os soldados praticar o disparo porque isso seria muito caro.

“Nos EUA, o treinamento de Javelin [mísseis antitanque] é feito por meio de simulação, porque cada míssil custa US$ 70 mil e não é possível que todos disparem”, disse. “Normalmente, toda a unidade termina a simulação, então o comandante escolhe alguns soldados para praticar o disparo”.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse em comunicado à CNN que convidou especialistas para vários seminários acadêmicos sobre a reforma do sistema de recrutamento e que aceitou muitas de suas sugestões para aumentar a intensidade do treinamento.

Dúvidas permanecem

Mesmo assim, nem todos estão convencidos.

“Não acho que apenas o prolongamento do serviço levará a uma melhor defesa nacional”, disse Lin Ying-yu, professor assistente do Instituto de Assuntos Internacionais e Estudos Estratégicos da Universidade de Tamkang. E

le disse que as “questões mais importantes” envolviam esclarecer em detalhes o tipo de treinamento que os novos recrutas receberiam. E neste ponto, os ex-recrutas que falaram com a CNN permanecem céticos”.

Quando vi que eles queriam adicionar drones ao treinamento, minha pergunta foi: vamos ter um drone por pessoa e várias chances de praticar o voo?” Yu disse.

“Se eles mantiverem sua antiga maneira de ensinar, eles apenas nos dirão para seguir suas instruções e memorizar seu peso e distância de voo, e não seremos capazes de operá-lo”.

O medo dos recrutas é que a nova forma de serviço obrigatório acabe se parecendo muito com a forma antiga, só que mais longa.

“Durante meu serviço, na maioria das vezes éramos apenas solicitados a realizar tarefas tediosas, como mover armas para mostrar aos nossos comandantes, e passávamos muito tempo esperando”, disse Dennis, o engenheiro.

Resta saber se o tempo dos recrutas será gasto de forma mais proveitosa quando as novas regras vierem no próximo ano, mas todos os lados concordam que as apostas são altas.

“Cidadãos ativos são a base e o alicerce de nossa vontade de resistir”, disse Enoch Wu, fundador do think tank de defesa civil Forward Alliance e membro do Partido Democrático Progressista de Taiwan.

“Se o público decidir que não vale a pena lutar por nossa casa – ou que não temos chance – então você pode ter os militares mais profissionais e ainda será tarde demais.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil