Em meio à crescente tensão na fronteira entre Rússia e Ucrânia e a ameaça iminente de invasão em larga escala, 14 países já pediram para seus cidadãos deixarem o território ucraniano.

Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Noruega, Holanda, Israel, Austrália, Nova Zelândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Kuwait, por meio de suas embaixadas ou ministérios de Relações Exteriores, aconselharam as pessoas a deixaram a Ucrânia o “quanto antes possível”.

“Não estamos dizendo que uma decisão foi tomada – que uma decisão final foi tomada pelo presidente Putin. Mas temos um nível suficiente de preocupação com base no que estamos vendo na região”, disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente norte-americano Joe Biden.

De acordo com Sullivan, há a expectativa de que o presidente norte-americano converse por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, neste sábado. A conversa pode acontecer diante de novos alertas urgentes sobre o potencial risco de um conflito armado na Ucrânia.

A informação também foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que afirmou à CNN que a ligação entre os dois presidentes deve mesmo acontecer.

Peskov ainda revelou a data e o horário da conversa: será neste sábado (12) às 19h de Moscou (11h nos EUA e 13h pelo horário de Brasília).

Estados Unidos

Nesta sexta-feira (11), o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, pediu para que todos americanos deixem a Ucrânia o quanto antes.

Ele alertou que a invasão russa pode ser iniciada em breve, começando com bombardeamento aéreo e ataques com mísseis.

“Obviamente, não podemos prever o futuro, não sabemos exatamente o que vai acontecer. Mas o risco agora é alto o suficiente e a ameaça agora é imediata o suficiente para que seja isso que a prudência exige”, disse Sullivan.

Reino Unido

Também nesta sexta (11), o governo britânico aconselhou seus cidadãos a deixarem a Ucrânia neste momento, enquanto os meios comerciais ainda estão disponíveis.

O Reino Unido também desaconselhou qualquer viagem ao país.

Alemanha

A Alemanha pediu para seus cidadãos, neste sábado (12), que deixem a Ucrânia, a não ser que a permanência seja absolutamente necessária.

“Os alemães que estão lá são instados a considerar deixar o país”, disse o Ministério das Relações Exteriores no Twitter.

Japão

Nesta sexta (11), o Ministério das Relações Exteriores do Japão emitiu um comunicado pedindo aos cidadãos japoneses na Ucrânia para que saiam imediatamente do país.

Há cerca de 150 japoneses na Ucrânia, disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores à Reuters.

Coreia do Sul

O governo sul-coreano elevou seu nível de alerta de viagem para a Ucrânia para 4, o nível mais alto.

Dessa forma, foram proibidas viagens para a Ucrânia e foi ordenada a evacuação de seus cidadãos, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul publicado na sexta-feira (11).

O ministério disse que o alerta de nível 4 entra em vigor no sábado às 17h, no horário da Ucrânia.

Até sexta-feira (11), havia um total de 341 cidadãos sul-coreanos na Ucrânia.

Noruega

A Noruega aconselhou todos os seus cidadãos, nesta sexta-feira (11), para que deixem a Ucrânia e que abram mão de viajar para regiões próximas da Rússia e de Belarus, citando a tensa situação de segurança e o aumento militar na região.

Holanda

Todos os cidadãos holandeses na Ucrânia foram aconselhados, na sexta (11), a deixar a Ucrânia o mais rápido possível, devido a preocupações com a segurança.

Israel

Ainda na sexta (11), Israel disse que está retirando parentes de funcionários de sua embaixada em Kiev, na Ucrânia, citando um “agravamento da situação” em uma aparente referência à crise entre Ucrânia e Rússia.

Austrália

Cidadãos australianos na Ucrânia devem deixar o país o mais rápido possível, pois a situação é cada vez mais perigosa, disse o primeiro-ministro Scott Morrison neste sábado (12).

“Nosso conselho é claro, esta é uma situação perigosa. […] Você deve tentar sair da Ucrânia”, disse Morrison em uma coletiva de imprensa.

Nova Zelândia

O Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia pediu, neste sábado (12), que todos os neozelandeses na Ucrânia saíssem imediatamente do país em resposta ao aumento das tensões entre a Rússia e a Ucrânia.

“A Nova Zelândia não tem representação diplomática na Ucrânia e a capacidade do governo de fornecer assistência consular aos neozelandeses na Ucrânia é, portanto, muito limitada”, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

“A situação de segurança na Ucrânia pode mudar a curto prazo e os neozelandeses não devem contar com apoio para retirada do país nessas circunstâncias”, completou.

Estônia

O Ministério das Relações Exteriores da Estônia aconselhou os cidadãos a retornarem da Ucrânia e evitarem viagens não essenciais ao país, citando em comunicado “um risco aumentado de ação militar da Rússia”.

Letônia

A Letônia pediu, nesta sexta-feira (11), que seus cidadãos deixem a Ucrânia, citando em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores o que chamou de “uma séria ameaça à segurança representada pela Rússia perto da fronteira ucraniana e uma ameaça crível de escalada”.

Lituânia

A Lituânia disse, neste sábado (12), que seus cidadãos na Ucrânia devem “avaliar se a presença no país é necessária”.

A embaixada da Lituânia na Ucrânia continuará desempenhando suas funções, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Kuwait

O Kuwait também pediu, neste sábado (12), que seus cidadãos na Ucrânia deixem o país, em meio ao aumento das tensões entre Kiev e Moscou.

O Ministério das Relações Exteriores do Kuwait também disse que os cidadãos devem adiar quaisquer planos de visitar a Ucrânia.

Fonte: CNN Brasil