O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), receberá na manhã desta terça-feira (23), em sua residência oficial, cerca de 30 grandes empresários que querem colher a temperatura da agenda econômica no Congresso Nacional.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devem participar do encontro, que ocorre às vésperas da votação do novo arcabouço fiscal. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também é esperado, mas sua assessoria não confirmou.

Segundo relatos feitos à CNN, os empresários pretendem destacar a importância de acelerar a aprovação da reforma tributária. O grupo de trabalho que discute o texto da reforma está prestes a concluir seus trabalhos, mas ainda não há clareza de quando o tema será levado ao plenário da Câmara.

Diante da presença de Campos Neto, os representantes do setor privado devem fazer pressão pelo início do ciclo de queda da taxa de juros. O recado dos empresários é de que a inflação está ficando sob controle, mas a Selic no patamar atual compromete o crescimento da economia e o desenvolvimento do país.

A pessoas com quem esteve ontem, em São Paulo, Pacheco disse que mantém relação colaborativa com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e admitiu ter tido algumas divergências com Lira, mas nada, ssgundo ele, que atrapalhe o processo legislativo.

Pacheco chegou a fazer uma brincadeira para interlocutores. “Para brigar comigo, tem que nascer de novo”, comentou, ao falar sobre os atritos com Lira.

Publicado por Marcelo Freire

Fonte: CNN Brasil