O uso recreativo da maconha não foi aprovado em três estados dos EUA e será legalizado em dois, de acordo com projeções da CNN. As eleições de meio de mandato nos Estados Unidos ocorreram em meio a uma forte pressão pela suspensão das penas relativas à cannabis.

Veja o que os eleitores decidiram em Arkansas, Maryland, Missouri, Dakota do Norte e Dakota do Sul nesta terça-feira (9):

Arkansas

Os eleitores do Arkansas rejeitaram uma alteração constitucional que permitiria a posse de cannabis e o consumo recreativo por adultos, bem como a venda por instalações licenciadas, de acordo com projeção da CNN. Se tivesse passado, a posse de 28,3 gramas de maconha seria legal e algumas isenções fiscais provenientes das vendas de cannabis teriam contribuído para financiar a aplicação da lei.

Maryland

Em Maryland, os eleitores aprovaram uma alteração constitucional que legaliza o uso recreativo da maconha para as pessoas com idade igual ou superior a 21 anos. Ela entrará em vigor em 10 de julho de 2023 e permitirá a posse de 42,5 gramas da substância ou duas plantas. A posse de pequenas quantidades de maconha já é descriminalizada em Maryland. Com a nova emenda, pessoas anteriormente condenadas por posse e intenção de distribuir maconha podem pedir a retirada do crime de suas fichas.

Missouri

Os eleitores do Missouri aprovaram uma proposta para acabar com a proibição da maconha no estado e permitir o uso pessoal para pessoas com mais de 21 anos, segundo projeções da CNN.

A alteração também permite a posse de até 85 gramas e que indivíduos condenados por crimes não violentos relacionados com a maconha peçam a liberdade ou liberdade condicional e que seus registros relacionados a esse crime sejam limpos.

Dakota do Norte

Uma votação de emenda feita a pedido de cidadãos na Dakota do Norte que permitiria o uso da maconha em “várias formas” para maiores de 21 anos foi rejeitada pelos eleitores de Dakota do Norte, de acordo com projeção da CNN. A medida teria permitido que a posse de até 28,3 gramas de maconha e que a droga fosse testada numa instalação “para a potência dos produtos e a presença de pesticidas” e estivesse sujeita a inspeções aleatórias.

Dakota do Sul

Moradores de Dakota do Sul rejeitaram uma medida para legalizar a cannabis no estado, conforme projeção da CNN. A legalização para o uso recreativo tinha sido aprovada na Dakota do Sul em 2020, mas os resultados foram anulados pelos tribunais estaduais.

De acordo com a medida proposta para 2022, a posse de até 28,3 gramas de maconha seria permitida. Ela também legalizaria a posse de acessórios usados para o consumo, o uso e a distribuição de maconha.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil