O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se reuniu com Gilberto Kassab, presidente do PSD, para discutir uma possível filiação ao partido para se candidatar à Presidência. As informações são do analista de política da CNN Iuri Pitta.

Eduardo Leite havia firmado um acordo de que não sairia do PSDB, inclusive tendo o nome lançado à reeleição como governador pelo presidente do partido. Agora, conforme apuração de Iuri Pitta, volta a se falar sobre a saída de Leite do partido tucano para disputar a Presidência da República.

Também participou do encontro o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Ambos conversaram com Kassab. Antes de deixar São Paulo, Eduardo Leite também conversou com o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, que também está de filiação acertada com o PSD, provavelmente para ser candidato ao Senado no seu estado.

Alguns membros do PSD veem esses movimentos de Eduardo Leite como uma valorização de passe, como uma forma de ele se manter no debate nacional.

Pitta destaca que não é fácil resolver nenhum dos dois caminhos: se eventualmente decidir ser candidato à reeleição no Rio Grande do Sul, por um lado poderia acalmar sua base e contaria com o apoio de setores empresarias que aprovam o governo de Eduardo Leite; mas causa desconforto entre os que cogitam ser candidatos apoiado pelo governador gaúcho.

Aos seus atuais correligionários no PSDB, Leite diz que travaria o debate sobre a viabilidade da candidatura de João Dória dentro do partido, e não fora.

Porém, ao receber o aceno de Gilberto Kassab para que faça esse movimento, espera-se que Rodrigo Pacheco formalize que não deixará a presidência do Senado Federal para candidatar-se à Presidência da República, para então Eduardo Leite fazer os próximos movimentos, que seria a filiação e avaliar quem iria com ele neste projeto.

Eleições

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN Brasil