Pelo quarto ano consecutivo, nesta quarta-feira (14), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi reconhecida com nível 1 na 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest. O instrumento de avaliação das empresas estatais federais verifica o cumprimento de dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. Nos primeiros dois ciclos, a EBC ficou no nível 2. A empresa foi classificada com um dos níveis mais altos ao obter a nota 9,68 na análise do índice.

“Hoje foi um grande dia pra EBC, mostrou que a gente pratica as boas práticas de governança na EBC”, disse o diretor-presidente da EBC, Glen Valente. “Hoje o nível da EBC é igual ao do Banco do Brasil, igual ao da Caixa Econômica Federal, de grandes empresas que têm departamento gigantescos só para cuidar disso. A gente na EBC pratica isso no nosso dia a dia. Ou seja, hoje foi só a celebração, mas mostra que a gente todo dia está fazendo isso, a gente está cumprindo as boas práticas de governança. Por isso que a gente foi bem colocado no nível 1”, destacou.

Indicador de Governança IG-Sest

A 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest avaliou 55 estatais, sendo 43 de controle direto e 12 subsidiárias. Dentre as estatais avaliadas, 14 foram classificadas no grau de governança de nível 1 e outras 14, no nível 2.

As demais não receberam classificação. As empresas classificadas no nível mais alto obtiveram notas de 8,06 a 10, calculadas conforme metodologia prevista no regulamento. Com foco na promoção da equidade, diversidade e responsabilidade ambiental, o ciclo atual foi aprimorado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), passando a incorporar, além de parte dos aspectos já avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e boas práticas de governança coorporativa.

Participaram da Comissão de Avaliação do IG-Sest, servidores da Sest e, como membros independentes, representantes da Brasil Bolsa Balcão (B3); da Fundação Dom Cabral (FDC); da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Universidade de Brasília (UnB).

Sobre a EBC

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma empresa pública federal que possui um conglomerado de mídia no Brasil, tendo sido criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais, além da Agência Brasil.

Saiba quais são as outras empresas federais que também obtiveram a certificação:

Nível 1

BASA – Banco da Amazônia
BB – Banco do Brasil
BB Seguridade
BBTS – BB Tecnologia e Serviços
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
CAIXA – Caixa Econômica Federal
CAIXA Seguridade
CMB – Casa da Moeda do Brasil
CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento
DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
EBC – Empresa Brasil de Comunicação
EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária
PETROBRAS – Petróleo Brasileiro

Nível 2

BB CONSÓRCIOS
BNB – Banco do Nordeste do Brasil
CAIXA CARTÕES
CDC – Companhia Docas do Ceará
ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
EMGEA – Empresa Gestora de Ativos
EPL – Empresa de Planejamento e Logística
FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos
HCPA – Hospital de Clínicas de Porto Alegre
NUCLEP – Nuclebrás Equipamentos Pesados
SPA (CODESP) – Santos Port Authorithy
TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil
TRENSURB – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre
VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias

Fonte: Agência Brasil