A cidade do Rio de Janeiro retoma, nesta sexta-feira (10) a vacinação contra a gripe – que tinha sido suspensa no último sábado (4) por falta de doses. O Ministério da Saúde teve que remanejar doses de outros estados, pois o estoque da pasta está zerado.

A retomada da vacinação acontece enquanto o estado reconhece que há uma epidemia de influenza em curso. “Esse ano houve uma menor adesão à campanha da vacinação contra a gripe. Nesse momento, em que se flexibilizam algumas atividades que envolvem maior aglomeração e desuso de máscaras, essa queda na cobertura vacinal do vírus influenza propiciou o aparecimento de casos que levaram a essa epidemia”, explicou Daniel Villela, pesquisador da Fiocruz, em entrevista à CNN.

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), alertou que, apesar do baixo número de internações, a situação está grave no nível ambulatorial.

Um novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (9) pela Fiocruz, alerta para uma consolidação da tendência de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diversas regiões do país.

Daniel Villela explicou que outras capitais e grandes cidades podem estar com o quadro semelhante de baixa adesão à vacinação contra a influenza.

“São todos vírus respiratórios, então a proteção com o uso de máscaras é muito importante para impedir a transmissão. Se estiverem com baixa adesão ao uso de máscaras e à vacinação, é possível que [a epidemia] se espalhe para outros locais”, afirmou o pesquisador.

“É importante que os estados, mesmo que não tenham registrados casos ainda, mantenham vigilância ativa. É bom procurar uma ação mais preventiva”, complementou.

As medidas de prevenção contra a gripe comum são as mesmas utilizadas para evitar o contágio pela Covid-19:

  • utilização de máscaras
  • higienização das mãos com água e sabão
  • uso de álcool em gel
  • manter os ambientes ventilados
  • não tocar os olhos e a boca constantemente
  • evitar aglomerações e locais fechados
  • aderir à vacinação contra a gripe

Fonte: CNN Brasil