Jorge Kalil, imunologista e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), afirmou, nesta quinta-feira (23), em entrevista à CNN, que dores nos pulmões ao respirar, febre e falta de ar podem ser sinais de uma piora da gripe e uma evolução para pneumonia.

“Dor nos pulmões quando respirar, febre nos pulmões e falta de ar. Realmente tem que procurar atendimento para que se for uma pneumonia para tomar as medidas necessárias imediatamente”, declarou Kalil.

Os sintomas normais da gripe “são muita dor de cabeça, febre, prostração geral, sensação de fadiga muito grande, pode ter tosse e coriza. Mas esse mal-estar muito grande e febre são os sintomas principais. Não são sintomas específicos, mas a gravidade que eles aparecem”, continuou.

O aumento dos casos durante o mês de dezembro no país é um fenômeno incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

(*Com informações de Lucas Rocha, da CNN)

Fonte: CNN Brasil