O dólar cai nesta segunda-feira (17), após encerrar a semana anterior em queda com um alívio das preocupações sobre a alta de juros nos Estados Unidos. A pressão sobre o governo federal em torno de um aumento para servidores públicos segue no radar, representando um risco fiscal.

Por volta das 9h25, a moeda norte-americana recuava 0,11%, a R$ 5,506. O contrato futuro do dólar negociado na B3 caía 0,47%, a R$ 5,508.

Na semana anterior, o Ibovespa fechou com uma alta de 4,1%, o melhor desempenho desde a semana encerrada em 5 de março de 2021. Já o dólar teve perda de 2,12%, a maior queda semanal desde a primeira semana de novembro de 2021.

O foco dos investidores ainda é a elevação de juros nos Estados Unidos, com o mercado esperado um aumento já no mês de março.

Os temores sobre o tema aliviaram na semana passada após falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e um dado de inflação em linha com o esperado.

Mesmo assim, qualquer alta de juros afeta os investimentos no Brasil, já que torna os títulos do Tesouro norte-americana ainda mais atrativos para os investidores.

No Brasil, segue no radar a pressão sobre o governo federal em torno do aumento de salário para servidores públicos, com greve prevista para esta terça-feira (18). A alta salarial representaria mais gastos para o governo, com temores de um descontrole fiscal, o que afeta negativamente o real ante o dólar.

Também foi divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Ele teve alta de 0,69% em novembro ante outubro, levemente acima do esperado.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 17 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de março de 2022.

Com informações da Reuters

Fonte: CNN Brasil