O Ministério da Saúde prepara a apresentação, para os próximos dias, de um relatório preliminar sobre a crise humanitária na terra indígena Yanomami. O documento deve apontar que subnotificação de mortes por desnutrição e malária na região e irá evidenciar a instalação de mais um hospital de campanha dentro da região.

Serão feitas sugestões para uma série de ações de curto, médio e longo prazo. Entre elas, o mapeamento e a recuperação de pistas de pouso que posam ser usadas para transportar mais rapidamente os indígenas que precisam de atendimento médico.

Entre os dados que o governo federal compila está o que mostra a transferência de pelo menos 1.000 indígenas em estado avançado de doença para a capital de Roraima, Boa Vista.

“O cenário é de guerra, de um campo de concentração na capital”, resumiu à CNN o secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba.

Nesta sexta-feira (27) um hospital de campanha montado pela Aeronáutica começou a funcionar em Boa Vista. Mas, segundo o secretário, há necessidade de construir mais uma unidade dentro da terra indígena.

O governo indica que há necessidade de coletar dados, em virtude da falta de informações da administração anterior, da falta de segurança que impediu até a ida de equipes do Censo à região e da ostensiva presença de garimpeiros armados. O relatório vai apontar que existem pelo menos 20 mil garimpeiros na área onde vivem 28 mil indígenas –proporção de quase um para um.

Fonte: CNN Brasil