Um diamante rosa deslumbrante, descrito como um dos mais puros do mundo, pode valer mais de US$ 21 milhões quando for a leilão em outubro em Hong Kong, disse a casa de leilões Sotheby’s na quarta-feira (31).

Com 11,15 quilates, a pedra preciosa em forma de almofada é chamada de “Williamson Pink Star”, em homenagem a outros dois diamantes rosa.

Um deles é o “CTF Pink Star”, um diamante oval de 59,60 quilates que foi vendido por um valor recorde de US$ 71,2 milhões em um leilão em 2017.

A outra é a pedra “Williamson” –um diamante de 23,60 quilates dado à rainha Elizabeth como presente de casamento pelo geólogo canadense John Thorburn Williamson. Usado pela monarca em um broche Cartier, o diamante foi descoberto na mina de Williamson, na Tanzânia.

O diamante “Williamson Pink Star” também é originário dessa mesma mina.

“[Diamantes rosa] são excepcionalmente raros por natureza”, disse Kristian Spofforth, chefe de joalheria da Sotheby’s, à Reuters em uma prévia à imprensa.

“Você então adiciona os fatores extras, como ter mais de 10 quilates, internamente impecável e Tipo IIA, e você chega ao auge dele”, acrescentou ele, referindo-se a um subgrupo dos diamantes quimicamente mais puros.

Modelo segura diamante rosa que vai a leilão em Hong Kong / Divulgação / Casa de leilões Sotheby’s

Pedras coloridas de alta qualidade são valorizadas pelos super-ricos e Spofforth disse que espera muitos lances pelo diamante quando for colocado à venda em um leilão autônomo em 5 de outubro.

“Vimos durante a crise dos lockdowns e a crise da Covid que sempre há demanda pelo raro e belo no mundo, e isso é algo excepcionalmente raro que acho que terá muitos lances no dia”, disse ele.

Antes do leilão, o “Williamson Pink Star” passará em uma turnê por Dubai, Singapura e Taipé, antes de chegar a Hong Kong.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil