Dezenas de voos foram cancelados no aeroporto de Congonhas neste domingo (9), após um incidente com um avião de pequeno porte que fechou uma das pistas do local. A aeronave, um jato particular de uma empresa do ramo de construção civil sem autorização para táxi aéreo, teve seus pneus estourados durante o pouso.

De acordo com o último comunicado da Infraero, emitido na noite de domingo, as equipes técnicas sob responsabilidade da empresa proprietária da aeronave permaneciam trabalhando para a retirada do equipamento, que teve os trens de pouso danificados, sendo necessária uma prancha para a remoção da aeronave.

A pista principal ficou interditada, mas a auxiliar foi liberada para aviação executiva. Com o incidente, foram cancelados pelo menos 34 voos na chegada e 37 na saída.

Segundo o órgão, a aeronave tinha dois tripulantes e três passageiros, mas nenhum deles ficou ferido. O avião saiu às 12h16 de Foz do Iguaçu, no Paraná, e pousou em São Paulo por volta de 13h30.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão vinculado ao Comando da Aeronáutica e o Cenipa, verificam as condições do local para apuração das causas do acidente.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que “reforça seu compromisso com a segurança da aviação civil brasileira”. A agência informou que está em contato com as companhias aéreas e o administrador aeroportuário para acompanhar a assistência aos passageiros afetados pelo incidente.

O aeroporto, que é um dos maiores do país, tem cerca de 225 voos por dia e só realiza voos nacionais. No entanto, com a expectativa de expansão do Aeroporto, após leilão de concessão vencido pela espanhola Aena em agosto, o secretário Nacional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, chegou a afirmar que a internacionalização do terminal paulistano deve sair nos próximos anos.

A empresa Aena passou a ser a responsável pela administração do aeroporto em agosto deste ano. A companhia já administra os terminais de Maceió, Recife, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande, arrematados na quinta rodada de concessão, em 2019.

*Com informações de Carolina Cerqueira e Bárbara Brambila, da CNN

Fonte: CNN Brasil