Mais de 50 baleias morreram em um evento de encalhe em massa na Austrália Ocidental segundo disseram autoridades locais nesta quarta-feira (26). Órgãos oficiais e voluntários somam esforços na corrida para salvar dezenas de outros animais que seguem presos em águas rasas na região.

Em um comunicado emitido no Facebook, o Serviço de Parques e Vida Selvagem da Austrália Ocidental disse que um grande grupo de baleias-piloto de barbatanas longas foi avistado na manhã de terça-feira (25) perto da costa sul do estado.

“Infelizmente, 51 baleias morreram durante a noite após um encalhe em massa na praia de Cheynes”, disse a agência, acrescentando que a equipe e centenas de voluntários estavam tentando salvar outras 46 baleias e devolvê-las às águas profundas.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra dezenas de baleias — algumas deitadas de lado, outras de costas — batendo o rabo em águas rasas. Outro vídeo mostra as baleias se amontoando, permanecendo imóveis.

Funcionários pediram ao público que se mantenha longe da praia, alertando para “baleias grandes, angustiadas e potencialmente doentes, tubarões, ondas, maquinário pesado e embarcações”.

As baleias-piloto de nadadeiras longas, que podem crescer até 7,6 metros de comprimento, são identificadas por sua cor preta e testa bulbosa. Eles podem ser encontrados em águas do Hemisfério Sul e do Oceano Atlântico Norte.

A pesquisadora de vida selvagem Vanessa Pirotta disse que ainda não se sabe por que as baleias-piloto ficaram encalhadas, mas observou que o grupo demonstrou o raro comportamento de se amontoar antes de encalharem.

“Pode ser que eles estejam tentando evitar um predador, como uma baleia-assassina”, disse ela.

As baleias-piloto são “muito sociais e dinâmicas, com fortes laços com os outros”, disse ela, o que significa que podem acabar se perdendo se seguirem um membro desorientado do grupo.

As baleias-dentadas, como as baleias-piloto que usam sonar para navegar, são mais propensas a encalhar do que suas contrapartes desdentadas, disse Pirotta.

E os encalhes de baleias-piloto são comuns em todo o mundo.

Em setembro passado, cerca de 200 encalharam na costa da Tasmânia, na Austrália. Desse número, apenas 35 sobreviveram e foram reconduzidas para águas profundas. O maior encalhe da Tasmânia foi em 2020, quando foram encontradas mais de 450 baleias-piloto.

No início deste mês, um grupo de mais de 50 baleias-piloto morreu após um encalhe em massa na Escócia.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil